Agricultores aproveitam queda de temperatura para aumentar produção de chá

 

Chá é uma bebida apreciada o ano todo, mas, nas estações mais frias, o consumo cresce bastante. O reflexo disso aparece no campo.

Agricultores aproveitam queda de temperatura para aumentar a produção de cháAgricultores aproveitam queda de temperatura para aumentar a produção de chá

A quantidade de ervas para o preparo de chás é grande. Hortelã, manjericão e erva-doce são apenas as opções mais tradicionais. Além das ervas, até flores comestíveis são usadas no preparo.

Deborah Gaioto cultiva ervas e flores para chás no município de Tatuí (SP). A produção começou há 10 anos, a partir de uma sugestão que recebeu do pai. Ela calcula que as vendas aumentam cerca de 30% nos períodos mais frios.

Em Capão Bonito (SP), Fernando Calderaro também viu uma oportunidade nesse mercado. Ele planta capim cidreira e hortelã.

Em épocas mais frias, o produtor diz que 150 bandejas de 100 gramas de erva cidreira são vendidas por dia para mercados e hortifrutis de São Paulo.

Fernando já pensa em ampliar a área cultivada, passando de 2 mil m² para 4 mil m². Segundo ele, é um investimento necessário para tentar dar conta dos pedidos. Fonte G1