Alunos da FEMA participam de desafio da NovAmérica

 

Estudantes vão desenvolver soluções digitais para modernizar processo de uniformidade do plantio de cana-de-açúcar

 

Os alunos dos cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação da FEMA foram convidados para participar de um desafio da NovAmérica, tradicional empresa da região que atua no segmento de produção de cana-de-açúcar.

O projeto apresentado nasceu após visita técnica à unidade de Tarumã, SP, em outubro, que contou com a presença de 30 alunos e cinco professores. No tour, o grupo conheceu o campo e viu de perto as etapas de trabalho, do plantio à colheita da cana. Também foram exibidas imagens da unidade de Caarapó, MS.

Ao final, a NovAmérica desafiou os estudantes da FEMA para desenvolver soluções com o objetivo de agilizar e modernizar a chamada operação IUP, o índice de uniformidade de plantio, feita ainda de forma manual.

“Esse desafio é importante para os nossos alunos”, diz o coordenador das graduações de Informática da FEMA, o professor doutor Alex Poletto. “Isso mostra aos estudantes o potencial que eles têm e que ideias boas sempre serão bem vistas pelo mercado”.

Ao todo, até 10 equipes com três integrantes terão que propor soluções para correção da falha de plantio. As iniciativas podem ser protótipos, desenvolvimento de programas e demais ações, desde que voltadas ao desafio.

Após essa etapa, as soluções serão apresentadas no dia 14 de dezembro no anfiteatro da FEMA. Uma banca formada por profissionais da NovAmérica e professores da instituição vai escolher as duas melhores, que serão premiadas.

“Mais do que a premiação em dinheiro, essa parceria pode proporcionar oportunidades para nossos alunos atuarem na usina”, ressalta o professor Alex Poletto. A equipe de TI da NovAmérica conta atualmente com cerca de 60% de profissionais egressos dos cursos de Informática da fundação.

“O comprometimento que temos na formação de bons profissionais, com excelente estrutura, 65% de aulas práticas e, ao mesmo tempo, o aumento do interesse de grandes empresas em criar um ambiente para desenvolvimento de ideias explicam o reconhecimento do mercado, que valoriza cada vez mais nossos alunos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação”.

A busca por inovação no setor da agricultura foi fundamental para estabelecer a parceria entre FEMA e NovAmérica. A expectativa é que essa união se mantenha para os próximos anos e envolva ainda mais alunos da instituição.

Comments

comments