Arte como representação máxima do respeito às diferenças

 

A Gincana Cultural de Humanas da E.E. Dona Carolina Francini Burali – PEI, “Qual Seu Lugar No Mundo? #brasilpaisdadiversidade, realizada no último dia 27, teve como principal objetivo salientar o respeito às diferenças. Para tanto, durante os últimos meses, os professores da área estiveram refletindo na interdisciplinaridade sobre os vários aspectos alusivos ao tema, junto aos alunos. E os professores de outras áreas orientaram os alunos em duas provas antecipadas que foram a de coleta de alimentos para serem revertidos a famílias da própria unidade escolar e outra de dança típicas regionais. As duas provas foram cumpridas integralmente e com muito sucesso.

No dia do evento, várias provas foram elaboradas pela equipe, variando entre questões referentes ao currículo de humanas, de conhecimentos gerais e brincadeiras tradicionais, sempre buscando a ludicidade. Outro ponto alto do evento foram as apresentações artísticas, onde participaram os alunos do 7º ano B, Rafaela M. Machado, Bruna Xavier e João Victor Fernandez Silva que recitaram o cordel de autoria de Bráulio Bessa, intitulado: “Respeito”. Na sequência houve a apresentação da “performance” do professor Paulo Fernando Silva, carnavalesco da Escola de Samba da Vila Operária, da música Carta de Amor, de Maria Bethânia que ressaltou  a importância do sincretismo religioso existente no Brasil. As apresentações foram encerradas com a “James Band”, da cidade de Palmital que presenteou alunos e professores com canções de pop rock nacional e internacional e música popular brasileira. Este ano, a gincana contou com a novidade do placar eletrônico feito pelo aluno do 3º ano, Thiago Ausechi.

Segundo a professora coordenadora da área de Humanas, Dagmar Eugênio Silva, tudo foi feito para passar a mensagem do respeito às diferenças: “A partir da frase que estava estampada em nossas camisetas: “A diferença nos enriquece… O respeito nos une”, traçamos toda a programação desta terceira edição da Gincana Cultural de Humanas. Acreditamos que estamos em um momento crucial para tratar desses assuntos e nada melhor do que um evento como este que envolve toda a comunidade escolar para colocar isso em prática. Nós agradecemos a todos os professores que se envolveram, a nossa gestão por todo apoio, a presença dos PCNPs da Diretoria de Ensino, Eliane Budine, José Carlos Zirondi e Walter Vilas Boas, aos parceiros artistas que nos brindaram com sua cultura e agradecemos principalmente aos pais que se fizeram presentes neste dia. Parabenizamos todas as equipes: Verde, Amarela, Azul e a Vermelha que sagrou-se campeã”, concluiu.

Comments

comments