Atletas da Autarquia Municipal de Esportes transformam suas vidas através da prática esportiva

 

O esporte de Assis é trabalhado pela administração municipal não apenas com o intuito de formar atletas para a disputa de competições de alto nível no cenário nacional. Mas também, e principalmente isso, permitir a integração social através da prática esportiva, proporcionando, por meio da Autarquia Municipal de Esportes, a qualidade de vida dos cidadãos.

Claros exemplos deste objetivo são dois atletas do atletismo de Assis: Gabriela Alves Machado, 16 anos, e Daniel Cesar Júnior, 17 anos.

Gabriela já conquistou diversas medalhas em provas da sua modalidade, disputando com atletas de toda a região. A esportista destaque da Autarquia recentemente passou por um problema de saúde, onde, por conta de uma infecção causada por um brinco, sua orelha inflamou, causando transtornos à jovem que tinha vergonha de ir aos treinos e competições.

Assim, a equipe da Autarquia Municipal, através do treinador Edmo Parracho, se empenhou em resolver o problema, e procurou em uma parceria com a secretaria municipal da saúde o atendimento médico necessário para devolver à adolescente a vontade de voltar a competir em seu esporte. Gabriela foi operada e hoje consegue se destacar em todas as provas que disputa com um sorriso no rosto e em busca de seus objetivos.

“Eu não conseguia me empenhar nas competições, pois ficava com vergonha de treinar e competir, por conta do problema físico que tinha, hoje, graças à prefeitura de Assis, consigo estar entre as melhores de minha categoria, e espero conquistar muito mais e um dia chegar às olimpíadas”, disse a corredora Gabriela Machado.

Outro exemplo é de Daniel, também um competidor destaque do time assisense. O atleta recentemente conquistou medalhas nos jogos regionais em provas de 400 m, 400 m com barreiras, salto em extensão e salto em altura.

Com 17 anos, conseguiu passar no vestibular do curso de Engenharia de Alimentos, em uma faculdade pública. Depois de uma infância marcada por duras realidades, o atleta se estabeleceu no esporte. Com o apoio da Autarquia, que ofereceu todas as necessárias condições estruturais e sociais, hoje Daniel se dedica nos treinos e projeta um futuro promissor no esporte e em sua carreira profissional.

“Sou filho de uma empregada doméstica e de um soldador, que nunca me deixaram faltar nada, minha infância não teve luxo, passamos por algumas dificuldades, mas hoje consegui me encontrar no esporte e me dedicar aos estudos, conquistando uma vaga em uma importante universidade, o que para mim é tão importante quanto uma medalha”, ressaltou Daniel.

O esporte tratado como assistente social às crianças e jovens de Assis. Um objetivo traçado e conquistado pela administração municipal. A Autarquia Municipal de Esportes, com apoio de todas as secretarias municipais, faz com que a prática esportiva seja um fator primordial de inclusão social às comunidades de Assis.

“O atletismo consegue fazer essa parte social e sabemos a importância de garantir uma assistência social e psicológica aos atletas e suas famílias, por isso acompanhamos sempre suas rotinas e damos a eles totais estruturas para desempenharem um bom papel nas competições e terem uma vida saudável, longe do mundo das drogas e do crime”, explica o treinador da equipe de Atletismo de Assis, Edmo Parracho.