Bancários esperam acordo nesta sexta-feira com a Fenaban

 

Após quatro rodadas de negociação entre bancários e a Fenaban – Federação dos Bancos protelou para esta sexta-feira, dia 25 de setembro, a apresentação de proposta de acordo. Mesmo com os lucros nas alturas, os bancos negam a maioria das reivindicações da categoria, usando como desculpa a conjuntura que atravessa o país.

Nos seis primeiros meses de 2015, os cinco maiores bancos no Brasil lucraram R$ 36,3 bilhões, um crescimento de 27,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Só com as tarifas cobradas dos clientes, eles pagam todos os funcionários e ainda sobra muito dinheiro.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Assis e Região, Helio Paiva Matos,  se não houver uma proposta que contemple os bancários, o caminho infelizmente será a cruzar os braços. Durante os últimos dias Sindicatos de todo país fizeram suas mobilizações em frente as agências para denunciar a população. “O objetivo dessas manifestações é pressionar os bancos e mostrar que a categoria está unida e preparada para intensificar a luta, se for necessário”, enfatiza.

Negociações – A primeira rodada de negociação foi realizada no dia 19 de agosto sem sucesso. De lá pra cá, os Sindicatos se reuniram mais três vezes com os representantes dos bancos e não teve proposta. A expectativa é de que nesta sexta-feira seja apresentada proposta que atenda os trabalhadores. Mas os bancários já adiantaram, que sem aumento real não haverá acordo.

Ello Assessoria de Imprensa