Ciclistas percorrerão 1000km pela Europa para comemorar 30 anos de casados

 

O verão europeu é uma ótima época para o ciclismo no Velho Continente. É quando acontecem as três principais provas da modalidade, o Tour de France, a Volta da Espanha e o Giro da Itália. Mas nem só das provas de elite vive o continente, que tem cidades adaptadas para o total uso das magrelas. Apaixonados pelas bikes também se desafiam em caminhos e paisagens carregadas de histórias.

O casal Osmar e Nádia, que aderiu ao ciclismo para conquistar a vida saudável e vive em Sorocaba, no interior de São Paulo, decidiu comemorar os 30 anos de casamento de uma forma diferente: pedalando por mais de 1000km no interior da Europa, entre Alemanha, Suíça, Áustria e Itália, pelas rotas Romântica e Via Cláudia Augusta. A viagem começa no dia 18 de agosto e deve durar aproximadamente 20 dias.

Casal também já fez um tour pelo deserto de Nevada, em Las Vegas (Foto: Arquivo pessoal)

Casal também já fez um tour pelo deserto de Nevada, em Las Vegas (Foto: Arquivo pessoal)

– Como a maioria das crianças, tive minha bicicleta na infância. Depois, só voltei a pedalar aos 48 anos, quando buscava uma atividade física, sem impacto, para substituir as corridas de rua. Uns dois ou três anos depois descobri a cicloviagem e logo virou paixão. Após algumas viagens pelo Brasil, veio um sonho: pedalar a Via Cláudia Augusta, estrada Romana construída no ano 15 a.C., cruzando a Alemanha, Áustria, Suíça e Itália – comentou Chor que também vai andar pela Rota Romântica.

– Este ano fazemos 30 anos de casados e já havíamos combinado de viajar para comemorarmos a data. A ideia dessa comemoração ser feita sobre duas rodas partiu do Osmar. Confesso que fiquei apreensiva pois, nunca havíamos feito uma viagem tão longa de bike. Aos poucos comprei a ideia e hoje, depois de muita preparação, a ansiedade é grande e está começando a dar aquele friozinho na barriga – salientou Nádia.

O desafio

A rota que o casal ciclista vai percorrer (Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta)

A rota que o casal ciclista vai percorrer (Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta)

O percurso está sendo programado desde novembro de 2016 e começa em Würzburg, cidade do sul da Alemanha. O local é conhecido por ser o início da Rota Romântica, que termina em Füssen ainda em território alemão, na fronteira com a Áustria. Dentro do primeiro desafio se inicia a Via Cláudia Augusta, uma antiga rota romana que liga o rio Pó, na Itália, ao sul alemão. O passeio segue pelos Alpes Suíços, desafiando o terreno acidentado do local, repleto de subidas e descidas, e terminará em Ostiglia, na Itália, próximo de Verona.

Ao todo, o casal percorrerá 104 cidades e vilarejos no interior europeu. Esta será a quinta grande viagem. As outras foram o Caminho do Sol-SP, Vale Europeu-SC, Zona da Mata-MG e Estrada da Graciosa-PR.

O desafio será feito sem nenhuma reserva de hotel, para que possam ser realizados ajustes de trajeto de acordo com as necessidades e disponibilidade de hostels, por exemplo. Para documentar a viagem, um livro sobre está sendo escrito pelo casal, que também pretende filmar a aventura.

Os equipamentos

Casal mostra os equipamentosCasal mostra os equipamentos

As bicicletas serão levadas do Brasil, com um jeito diferenciado de desmontar e montar, para facilitar a manutenção e a troca de componentes, se necessário. Kits como de higiene e conserto das bikes serão levados também, com poucas mudas de roupa para que não haja excesso de peso, o que atrapalharia o desafio. A previsão é que os dois juntos levem cerca de 30 kg de bagagem (confira no vídeo acima).

Como acompanhar?

O casal Chor embarca para a Europa e começa a pedalar no dia 18 de agosto. Os principais trechos dessa viagem e as impressões ao fim das rotas podem ser acompanhadas no Eu Atleta e em suas redes sociais. Fonte G1

Comments

comments