CMDCA define candidatos para eleições do Conselho Tutelar

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assis (CMDCA) publicou em seu site a relação dos candidatos classificados na prova de aferição de conhecimentos do processo de escolha do Conselho Tutelar de Assis para o período de 2016/2019. Dos 24 candidatos que participaram da segunda fase do processo de seleção, apenas oito vão participar das eleições programadas para o dia 04 de outubro.

As eleições neste ano terão um caráter diferente. Serão diretas e facultativas. Os cinco primeiros colocados serão escolhidos para ocupar o cargo de conselheiro tutelar para um mandato de quatro anos. Os demais serão classificados como suplentes. Os candidatos eleitos assumem seus cargos no dia 10 de janeiro de 2016.

Na primeira fase foram escolhidos os 24 candidatos que preenchiam os requisitos determinados pelo edital publicado pelo CMDCA. E, nesta segunda fase, que se constituiu em prova de aferição de conhecimentos, sobraram apenas oito candidatos que disputarão os votos dos assisenses no dia 04 de outubro.

As eleições para a função de conselheiro tutelar em todo o Brasil serão realizadas de forma unificada a partir de 2015. O mandato dos conselheiros também será ampliado em um ano. Atualmente, eles permanecem no cargo por três anos e, a partir de 10 de janeiro de 2016 – quando tomam posse – ficarão no posto por quatro anos.  A escolha dos conselheiros será feita em todo o país na mesma data, sempre na primeira semana de outubro do ano seguinte à eleição presidencial. Com a regra, o dia 4 de outubro de 2015 foi a data marcada para o primeiro pleito unificado.

Para garantir que todos os municípios e regiões administrativas do Distrito Federal participem do primeiro processo unificado, os conselheiros tutelares que assumiram seus cargos nos anos de 2011 ou 2012 tiveram, excepcionalmente, o mandato prorrogado até janeiro de 2016, quando tomarão posse os escolhidos na eleição de outubro de 2015. Enquanto isso, os empossados em 2013 tiveram mandato extraordinário também até 2016.

A partir de agora, o CMDCA e o Ministério Público, através da Vara da Infância e Adolescência de Assis, definirão as regras do processo eleitoral e a forma como os oito candidatos vão atuar para conquistar os votos da população.

Confira, abaixo, a relação dos oito candidatos para o Conselho Tutelar de Assis, com suas respectivas notas.