Colaboradores da OSS Santa Casa de Assis participam de palestra sobre humanização

 

A palestra foi ministrada por Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, Enfermeira e Doutora em Psicobiologia

 

A Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis promoveu no dia 19 de julho uma palestra aos seus colaboradores sobre Humanização. O objetivo do evento foi promover a empatia dos colaboradores sobre a humanização, voltada para a área da Enfermagem e demais setores da área da saúde.

A palestra ‘‘Se eu fosse você: um paciente/cliente’’ foi uma iniciativa das Coordenações, Assistencial e de Apoio da OSS Santa Casa de Assis, e foi ministrada por Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, graduada em Enfermagem e Obstetrícia e doutora em Psicobiologia, docente na UNESP/Campus Assis. A palestrante atua na área de psicobiologia, estudando a neurobiologia do estresse, da ansiedade e da depressão. E é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Biociências, recentemente instalado na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Campus de Assis, onde desenvolve suas orientações em três grandes projetos: Epidemiologia e Saúde, Estudo do comportamento animal com base nas interações entre indivíduos e ambiente, Aplicações da farmacologia na saúde e na biologia do desenvolvimento, na Linha de Pesquisa Caracterização da Diversidade Biológica do citado programa.

Segundo a Palestrante, a atuação na área da saúde exige que o profissional se coloque no lugar do outro, neste caso o paciente. “Trabalhar na área da saúde requer um esforço especial: colocar-se no lugar de um paciente. “Se estivéssemos no lugar de um paciente como gostaríamos que acontecesse nosso atendimento? Após discorrer sobre os vários tipos de pacientes, bem como sobre os variados fatores causais que podem levar um indivíduo a buscar assistência à saúde, foram abordados aspectos essenciais relacionados com o ambiente, com a equipe de saúde e com os procedimentos em todos os setores de uma instituição voltada a esse tipo de assistência, tendo como base sempre a história da pessoa determinante para a compreensão das necessidades básicas emocionais e físicas dos indivíduos e da família”, afirmou Telma.

O.S.S. Santa Casa de Misericórdia de Assis conta atualmente com 108 leitos, sendo 10 de U.T.I., oferecendo serviços assistenciais de saúde nas áreas da Hemodiálise, Internação, Laboratório de Análises Clínicas e Patológica, Maternidade, Pronto Atendimento, Serviço de diagnóstico por imagem, Serviço de Endoscopia, Serviços Técnicos e em 31 especialidades

A Organização é a gestora do Ambulatório Médico de Especialidades –AME, uma unidade da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

Os serviços prestados pelas unidades de serviço, Santa Casa e AME Assis tem promovido ainda o oferecimento de atendimento de qualidade para 13 Municípios, que envolvem uma região de cerca de 250.000 mil habitantes.

Para saber mais sobre a Santa Casa de Assis acesse www.santacasadeassis.org.br

02

03

04

Comments

comments