Conselho, Assistência Social, Entidades e Aprumar se reuniram no Espaço Cidadania na manhã de hoje

 

O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, implantado em Assis há aproximadamente oito anos, é uma ação do Governo Federal através da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, para fortalecer a Agricultura Familiar e ao mesmo tempo colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil.

Para isso, o programa se utiliza de mecanismos de comercialização, que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando processos de agregação de valor à produção. Os alimentos adquiridos são repassados à entidades socioassistenciais.

Em 2013, o PAA, que em Assis é efetivado pela APRUMAR – Associação dos Produtores Rurais de Assis e Região passou a contar com a parceria da Prefeitura Municipal, através do Fundo Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social. A partir de então, a Secretaria Municipal de Assistência Social se tornou responsável por fazer o levantamento das famílias vulneráveis e das Entidades que iriam receber o repasse dos alimentos, e o Conselho Municipal se tornou o órgão fiscalizador dessas ações.

O projeto federal é válido por 12 meses, com possibilidades de renovação ao término do contrato. Este ano, o contrato do projeto anual se encerra no dia 30 de novembro, e na manhã desta sexta-feira, dia 25, representantes da APRUMAR, do Fundo Municipal de Assistência Social, e do Conselho Municipal de Assistência Social se reuniram com as Entidades beneficiadas pelo programa, para dar explicações sobre as condições do PAA em Assis.