Convênio entre Unesp e Civap promoverá diagnóstico entre profissionais da saúde

 

Diagnóstico busca coletar informações apontar caminhos para melhorias dos serviços prestados. No próximo dia 09, ocorre reunião com os municípios que participarão da primeira fase da ação: Assis, Florínea e Pedrinhas

No início do mês de abril, ocorreu na sede administrativa do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap uma reunião para apresentação e formalização da proposta de elaboração do “Diagnóstico de Contexto de Trabalho”, uma ação promovida por meio de Convênio de Estágio firmado entre Civap e Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Campus de Assis.

Segundo a diretora executiva do Civap, Ida Franzoso de Souza, o Diagnóstico responde à uma preocupação do Consórcio com o bem-estar do trabalhador da saúde. Segundo ela, os dados do Diagnóstico promoverão aos gestores informações e ferramentas de avaliação do sistema de gestão da saúde e apontarão caminhos para melhorias dos serviços prestados, tanto aos funcionários quanto à população.

A coleta de dados se iniciará no mês de maio e na primeira fase o questionário será aplicado junto aos funcionários das Secretarias da Saúde dos Municípios de Assis, Florínea e Pedrinhas Paulista.

“A atividade envolve as práticas das disciplinas de Estágios Específicos: “Psicologia e Saúde no Trabalho I e II” e “Processo Saúde Doença no Trabalho: Aspectos Conceituais e Metodológicos I e II”, do Curso de Graduação em Psicologia. Ambas as disciplinas procuram contextualizar o aluno nas ações da Psicologia no campo da Saúde e Segurança do Trabalhador, bem como instrumentalizá-los por meio de métodos e técnicas de natureza quantitativa e qualitativa para atuar em saúde no trabalho”, explicou a professora Maria Luiza Gava Schmidt, coordenadora do Diagnóstico e supervisora dos estagiários.

Ainda segundo ela, o Diagnóstico justifica-se pelo fato de estudos na área da saúde no trabalho reconhecem a importância de identificar como os próprios trabalhadores avaliam o contexto de trabalho onde estão inseridos, pois isto se constitui numa abordagem promissora para intervenções visando à adoção de mudanças que auxiliem na promoção do bem-estar no trabalho. E neste sentido, captar, tratar e analisar as representações que os trabalhadores fazem do contexto de trabalho pode ser um diferencial para prevenção de adoecimentos e promoção da saúde.

Participarão das atividades quatorze estagiários do curso de Psicologia, sendo que sete atuarão no município de Assis, três em Florínea e quatro em Pedrinhas. A participação dos funcionários será espontânea e os respondentes serão mantidos no anonimato. Ao final dos trabalhos será elaborado um relatório que será entregue ao Civap e aos Secretários Municipais de Saúde. A reunião preparatória está agendada para o próximo dia 09 e ocorrerá na Unesp, envolvendo os Municípios participantes da primeira etapa do Projeto.

Participaram da reunião de apresentação a professora Maria Luiza Gava Schmidt – Unesp/Assis, os 14 estagiários – 4º e 5º anos do curso de Psicologia da Unesp/Assis, Benedita Flauzino Pereira – coordenadora de Saúde da Secretaria de Saúde de Pedrinhas, Josiane Aparecida Batista – coordenadora das Unidades Básicas de Saúde – Secretaria de Saúde de  Assis, Maria do Carmo Barreiros – gestora Municipal da Saúde  – Prefeitura de Florínea e  Ida Franzoso de Souza – diretora executiva do Civap.

Para saber mais sobre o Civap e seus Projetos na área da saúde acesse www.civap.com.br.