Departamento de Obras de Paraguaçu se reúne com empresários na ACE para tratar sobre coleta de lixo

 

Foi realizado no último dia 28 de julho, às 16h, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paraguaçu Paulista (ACE), uma reunião com diretores da associação, membros do departamento de Obras e empresários da cidade para discutir o problema da coleta de lixo. Todos tiveram oportunidade de explanar os problemas e as soluções sobre o assunto.

Segundo o diretor do departamento, o caminhão da coleta começa a passar pelas ruas centrais da cidade pontualmente às 9h e os colaboradores do departamento de Obras iniciam a coleta, residência por residência, fazendo a centralização de todo material em um ponto, onde em minutos o caminhão da coleta faz a retirada.

Falou também sobre o decreto que foi recentemente aprovado e já esta em vigor, que trata da penalidade para quem fizer o descarte incorreto de lixo na cidade.

De acordo com o empresário, Paulo Alcântara, tem tido problemas com os catadores de reciclagem, que em busca de seus materiais, rasgam os sacos de lixo, informação que foi comum entre vários participantes.

O empresário Gustavo Amaral, diz ser importante diferenciar catadores de recicláveis dos integrantes da Coopacam, que realizam importante trabalho na cidade.

Ainda de acordo com Gustavo, não há a necessidade de separação do lixo nas empresas, que a cooperativa possui um sistema eficaz que faz a separação dos mesmos.

O diretor do departamento frisou mais uma vez que é importante o trabalho em conjunto.  “Empresas que tem necessidades diferentes, podem entrar em contato com o departamento de Obras, como é o caso dos restaurantes. Mais uma vez eu friso que é que importante a colocação do lixo em frente seus estabelecimentos sempre às 9h, isso evita a ação dos catadores ‘autônomos’ e que animais tenham acesso ao lixo, pois este será rapidamente recolhido”, ressalta.

O empresário Ãntiã elogiou a retirada das lixeiras das esquinas, fato que promovia o acúmulo de lixo. “Mais empresários e moradores deveriam ter participado desta reunião. “É uma informação muito importante que esta sendo alinhada”, diz.

De acordo com o gerente da ACE, Fernando Rocha, o número de participantes da reunião foi baixo. “Fizemos uma intensa divulgação. Principalmente nas empresas do ramo alimentício. Praticamente todas da região central foram convidadas pessoalmente pela equipe da Associação”, informa.

O representante do restaurante São Rafael questionou sobre a coleta aos sábados, domingos e feriados. Foi esclarecido que aos sábados a coleta é feita às 17h, domingos e feriados, às 7h.

A representante do Bazar Modelo questionou sobre o dia em que as reciclagens são coletadas na área central e foi informada que são retiradas as quintas-feiras.

De acordo com Gustavo, da empresa CAA Ambiental, a associação comercial pode solicitar que esta coleta seja feita mais vezes na área central, que produz muito isopor e papelão. Em resposta Fernando disse que a associação comercial, em parceria com o departamento de Comunicação da prefeitura, pode desenvolver um adesivo com as informações dos horários da coleta, telefone da Coopacam e telefone de denúncia. “Caso alguém veja algum morador ou lojista fazendo o descarte irregular, entre em contato com o departamento de Obras. Segundo Fernando, este adesivo pode ser fixado na copa das empresas, o que facilitaria o trabalho de leitura da informação pelas pessoas que fazem a limpeza destes locais.

Após algumas discussões como propostas de lixeiras subterrâneas, coleta pelo caminhão porta a porta, programa de conscientização para os pedestres. “Algumas ações estão sendo estudadas e que o ideal seria a coleta pelo caminhão ponto a ponto, porém, no momento a forma que foi passada a todos é a maneira que o departamento de Obras consegue fazer e que futuramente a situação tende a ganhar melhorias, diz o diretor de Obras.

A Associação Comercial e a CAA Ambiental podem, em parceria, promover algumas reuniões para melhorar a questão da coleta dos lixos recicláveis. “Seriam reuniões com a Coopacam para estabelecer horários e dias em que a coleta seria feita na área central e reuniões com os lojistas.