Feirão Limpa Nome da Serasa vai até 30 de novembro

 

Começou nesta segunda-feira (6) o feirão “Limpa Nome” da Serasa, que permite que os consumidores com dívidas em atraso possam rever suas pendências. As renegociações acontecerão pela internet até o dia 30 de novembro. Não há previsão de data para a versão presencial do feirão.

Os consumidores poderão renegociar suas dívidas diretamente com as empresas credoras que estiverem participando. Para fazer isso, é preciso acessar o site do Serasa Consumidor e se cadastrar. Quem não sabe se está com o nome sujo pode fazer uma consulta gratuita para verificar se há pendências no CPF.

Mais de 60 milhões de inadimplentes têm a chance de renegociar as dívidasMais de 60 milhões de inadimplentes têm a chance de renegociar as dívidas

Para renegociar sua dívida no feirão, o consumidor inadimplente deve verificar se a empresa para a qual está devendo está participando do programa. Segundo a Serasa Experian, o feirão terá empresas de diversos segmentos, como bancos e financeiras, telefonia, lojas e recuperadoras de crédito.

No feirão, as empresas irão oferecer descontos e mudanças nos prazos de pagamento de dívidas atrasadas. A negociação será feita online, por e-mail ou chat, ou por telefone. Algumas empresas já terão ofertas preestabelecidas, disponibilizando simulação e boletos para a quitação de dívidas.

Feirão 'Limpa Nome' da Serasa teve grandes filas no primeiro dia da edição de 2016 (Foto: Caio Kenji/G1/Arquivo)

Feirão ‘Limpa Nome’ da Serasa teve grandes filas no primeiro dia da edição de 2016 (Foto: Caio Kenji/G1/Arquivo)

Segundo a Serasa, 320 mil pessoas, aproximadamente, limparam seus nomes no feirão do ano passado.

Serviço apresenta instabilidade

Neste primeiro dia de feirão, muitos consumidores reclamaram que o site do evento está indisponível. Alguns escreveram sobre o problema no Twitter e na página da Serasa no Facebook.

Procurada pelo G1, a Serasa informou que o problema foi ocasionado pelo “alto volume de acessos”. “A equipe técnica da Serasa Experian já está trabalhando fortemente para normalizar o ambiente”, disse a empresa em nota enviada nesta tarde.

Consumidores não conseguem acessar o site do Feirão da Serasa e reclamam na página da empresa no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Consumidores não conseguem acessar o site do Feirão da Serasa e reclamam na página da empresa no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Consumidores no vermelho

Segundo a Serasa, o número de pessoas com contas em atraso cresceu 1,5% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2016, para 60,5 milhões de consumidores. Somadas, as dívidas dessas pessoas chegam a R$ 267,5 bilhões.

O valor médio devido por cada pessoa inadimplente é de R$ 4.422. A maioria das pendências tem relação com dívidas bancárias e de cartão de crédito.

Dívidas por segmento
em %
banco e cartão de crédito: 29,6luz, água e gás: 17,8lojas de varejo: 13,8telefone: 11,7serviços: 10,7empréstimos: 8,8outros: 7,7
Fonte: Serasa Experian

Antes de renegociar

A Serasa recomenda que, antes de tentar negociar uma dívida com o credor, o consumidor faça as contas para saber qual valor de parcelamento caberia em seu orçamento.

Para isso, é preciso calcular todas as despesas fixas da família e somar às dívidas já assumidas. Assim, o consumidor saberá qual é o valor de sobra para pagar o parcelamento da dívida a ser renegociada.

Outra dica é utilizar o 13º salário para ajudar a resolver a situação financeira. “O consumidor deve aproveitar a oportunidade para limpar o nome, renegociando com condições de pagamento que caibam em seu bolso”, disse em nota o diretor de estratégia e gestão Serasa, Raphael Salmi. “Estamos na época de recebimento do 13º salário e, para quem possui o benefício, é recomendável que priorize o pagamento da dívida”, acrescentou.

Renegociação com a Caixa

Para quem tem dívida com a Caixa Econômica Federal, o banco também iniciou uma campanha para renegociação. Ela teve início nesta segunda-feira (6) e vai até o dia 30 de dezembro. Estão participando as agências de São Paulo.

Podem participar os clientes da Caixa que tenham parcelamentos em atraso, sejam pessoas físicas ou jurídicas. É preciso comparecer pessoalmente a uma agência com documento de identidade e CPF. O cliente precisa ainda verificar se o seu tipo de contrato está incluso na campanha. Serão oferecidos descontos para que as pessoas regularizem sua situação. Para pagamentos à vista, segundo a Caixa, haverá “descontos significativos”.

Os clientes podem tirar dúvidas pelo telefone da Caixa, 0800 726 8068, escolhendo a opção 8. Fonte: Serasa