Festival de Software Livre acontece dia 16 na Fema

 

A 11ª edição do Festival latino-americano de Instalação de Software Livre, o Flisol, acontece no próximo dia 16 de abril, sábado, no campus da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema. O professor mestre Douglas Sanches da Cunha, responsável pela coordenação do evento, explica as quatro liberdades que formam o objetivo central do festival. “Usar o software, distribuí-lo gratuitamente, abrir seu código fonte para aprender como foi construído e, por fim, promover melhorarias desse software. É muito mais do que simplesmente não pagar pela utilização de um software. É manter o espírito livre e distribuir”.

Alunos da Ciência da Computação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da instituição participam ativamente do festival e têm como benefício o acúmulo de horas de estágio. Com a supervisão da Coordenação de Informática, os estudantes elaboraram 13 oficinas que serão ministradas por eles mesmos.

Além das oficinas, a organização convidou o ex-aluno Juliano Martins, que trabalha atualmente na IBM, para a palestra “O que o software livre pode fazer pela sua carreira?”, que acontecerá no anfiteatro da Fema. Estão programadas também outras atividades com plantão de instalação e configuração de software e distribuição do GNU/Linux, independente do sistema operacional.

O professor Douglas Cunha ressalta que, apesar da natureza técnica do festival, todo o conteúdo oferecido pelo evento será apresentado de uma forma lúdica. “Não nos damos conta, enquanto usuários, que já usamos software livre. Queremos fazer uma troca com a sociedade e mostrar que a Fema está disponível para suprir a necessidade de todos, com ou sem conhecimento na área de Tecnologia”

O Festival latino-americano de Instalação de Software Livre é aberto para toda a sociedade. Os interessados devem fazer a inscrição gratuitamente através do fema.edu.br e clicar no banner do Flisol na página inicial. Esse ano, o Brasil não realizará o evento simultaneamente com o restante da América Latina, que tradicionalmente reserva o último sábado de abril. Devido ao feriado prolongado de Tiradentes, a data foi antecipada para o dia 16. O Flisol na Fema, no bloco 7, começa às 9h com previsão de encerramento às 17h.

Comments

comments