Governo anuncia duplicação de 200 km de rodovias na região de Assis

 

O governo do estado lançou nesta sexta-feira (4) um novo pacote de concessão de rodovias. Quase metade do trecho que vai passar para a iniciativa privada fica no Centro-Oeste Paulista. A novidade é que a licitação prevê a adoção da tarifa de pedágio flexível, que leva em consideração a distância e o horário da viagem.

Na região de Bauru (SP) está prevista a duplicação de aproximadamente 200 km de rodovias que passam por 14 cidades da região, incluindo a ponte sobre o Rio Tietê entre Pongaí e Borborema. São elas: Florínea, Pedrinhas Paulista, Tarumã, Cruzália, Platina, Assis, Echaporã, Marília, Guarantã, Cafelândia, Júlio Mesquista, Uru, Pongaí e Borborema.

De acordo com o pacote as duplicações serão nos seguintes trechos*:

– Borborema / Pongaí – 30 km (Ponte sobre o Rio Tietê)
– Pongaí / Júlio Mesquita – 50 km
– Júlio Mesquita/ Marília – 20 km
– Conclusão duplicação do DER (Marília) – 9 km
– Marília / Echaporã  – 40 km
– Echaporã / Assis – 16 km
– Assis / Tarumã – 11 km
– Tarumã / Fronteira – 22 km

(* Veja o mapa abaixo)

Tarifa mais barata
Já o pedágio flexível vai funcionar conforme o volume de tráfego e horário de cada trecho da rodovia. A empresa que vencer a concessão poderá aplicar valores diferentes de tarifas de acordo com o horário do dia, dia da semana, tipo de veículo e trecho percorrido.Nos horários de pico ou mais movimentados será cobrada a tarifa integral. Também está prevista a cobertura de wi-fi nas rodovias licitadas no Centro-Oeste Paulista, desde Florínea, até Igarapava, na divisa de Minas Gerais.

“Desse lote todo uma parte já é concessionada, que é a parte mais próxima de Ribeirão Preto. Então a parte que já é pedagiada nós estamos calculando, em média, 19% na redução do preço do pedágio. Então nesse lote do Centro-Oeste Paulista a parte concessionada, a parte Norte [que atualmente é administrada pela via Norte] terá um desconto de 19% no preço do pedágio [valor atual]”, explicou.

O edital, lançado nesta sexta-feira, participação de empresas internacionais. A abertura das propostas das empresas interessadas em concorrer é no dia 22 de fevereiro. Os contratos serão revistos a cada quatro anos para readequação dos planos de investimento, garantias e indicadores de desempenho.

A concessão será por um período de 30 anos e prevê a aplicação de R$ 3,9 bilhões para ampliação, restauração de estradas, equipamentos e sistemas. Será considerada vencedora a empresa que oferecer o maior valor de pagamento de outorga. Fonte G1

Duplicações somam aproximadamente 200 km  (Foto: Reprodução/ Artesp )Duplicações somam aproximadamente 200 km (Foto: Reprodução/ Artesp )