Governo do Estado de São Paulo conclui nova etapa de automatização de celas de unidades prisionais da região de Marília

 

O novo sistema que traz mais segurança aos agentes penitenciários já funciona em 60 presídios do Estado de São Paulo

 

O Governo de São Paulo já concluiu a automatização de abertura e fechamento de portas de celas em 60 penitenciárias e Centros de Detenção Provisória em todo o Estado. O objetivo é instalar esse novo sistema em todas as unidades prisionais paulistas, sendo que 09 CDPs e Penitenciárias estão em fase de instalação e outras 11 unidades devem iniciar em breve o processo de automatização. Só neste ano, foram liberados mais R$ 3.021.442,00 pelo Governo paulista para essa finalidade.

Na região de Marília, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária prevê concluir o processo de automação da Penitenciária de Marília até o início de setembro de 2016. As Penitenciárias de Álvaro Machado e de Bernardino de Campos serão as próximas a receberem o novo sistema. A automação já funciona no Anexo de Detenção Provisória da Penitenciária de Assis desde 2009.

A automatização das celas tem sido realizada por servidores da Secretaria de Estadual da Administração Penitenciária. Trata-se de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. Desenvolvido 100% por técnicos da Secretaria da Administração Penitenciária, a automação prioriza a tecnologia através de um sistema motorizado, controlado através de painel eletrônico que permite abertura e fechamento automaticamente. Se houver queda de energia os trabalhos continuam, uma vez que a parte elétrica está ligada a um gerador. Com isso, aumenta-se a segurança.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária