Haitiana comemora reencontro com filhos após três anos no Brasil

 

Uma haitiana conseguiu reunir os seis filhos no Brasil neste fim de ano após ficar três anos longe de cinco deles. Mich Aleah Dubois e o marido vieram para o Brasil procurando melhores condições de vida. Atualmente eles moram em Botucatu, no interior de São Paulo, e conseguiram trazer os cinco filhos que estavam na República Dominicana. O sexto filho nasceu no Brasil.

Mich saiu do Haiti há mais de dez anos. Foi para a República Dominicana para melhorar de vida, mas sofreu com o preconceito. “Agora eu estou com toda a minha família aqui, me sinto melhor. Eu estava procurando tranquilidade e eu encontrei. Na República Dominicana a gente não consegue nem dormir, sempre alguém fala que a imigração está mandando embora. Vivia com medo”, conta.

Foi então que decidiu mudar para o Brasil. Como o dinheiro era curto e ela teve que  deixar os filhos no país, mas prometeu que um dia  eles também mudariam para o Brasil. Esse dia chegou e ela comemora. “Melhor, melhor, dez mil vezes. Estou muito feliz no Brasil”, afirma Mich.

As crianças já estudam na Escola Municipal Antenor Serra, na Cohab 1, em Botucatu. O local é simples, mas eles têm liberdade para viver.  “Já se adaptaram com a escola, com as crianças e com a própria parte pedagógica. Mas o que eles mais gostam mesmo é da aula de educação física, principalmente da aula de basquete”, conta a diretora da escola Eliane Bicudo Guerra.

Com essa história é possível aprender que o Brasil, apenas uma única coisa incomoda Mich. “Eu achei que as pessoas reclamam. A pessoa pode até reclamar de alguma coisa, mas do jeito que está reclamando, se for para o Haiti vai morrer.” Fonte G1

Crianças se sentem mais livres no Brasil (Foto: Reprodução / TV TEM)
Crianças se sentem mais livres no Brasil (Foto: Reprodução / TV TEM)