Idosa deixa hospital psiquiátrico após passar mais de 60 anos internada

 

Uma idosa de 95 anos deixou nesta semana o Hospital Vera Cruz, em Sorocaba (SP), após passar mais de 60 anos internada em hospitais psiquiátricos. A paciente foi levada para São Paulo, onde passará a morar com um dos filhos.

De acordo com o pronturário da paciente, que nasceu em 1921, a primeira internação aconteceu em abril de 1952 no Hospital Psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha (SP).

Ela ficou no local até 2006, quando foi transferida para o Hospital Mental, em Sorocaba. O local foi fechado em julho de 2014 e a idosa foi levada para o Vera Cruz.

Com isso, ela se tornou a paciente mais velha a deixar o tratamento na cidade, segundo a coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba, Mirsa Elisabeth Dellosi. Os pacientes do hospital, que passa por um processo de desintitucionalização, serão levados para Residências Terapêuticas (RTs) ou casas de familiares.

A saída da idosa, que não teve a identidade divulgada, já vinha sendo discutida com a família da paciente após o filho demonstrar interesse em levar a mãe para casa.

De acordo com Mirsa, ele fez alterações na residência, como a construção de um quarto com banheiro a levar a idosa. Ela conta ainda que informações da família davam conta de que a mãe havia sido internada quando o filho, que a levou para morar em São Paulo, tinha dois anos de idade.

Volta para casa
A saída aconteceu na manhã fria de terça-feira (24), quando a paciente foi preparada pela equipe do hospital para voltar para casa. Mostrando-se forte fisicamente, apesar da idade, sem conversa, acompanhou toda a movimentação atentamente.

Mirsa conta que, assim que o filho chegou, recebeu orientações dos profissionais, pegou medicamentos para a mãe e seguiram rumo a São Paulo. “Agora vamos pra casa mãe”, resumiu o filho naquele momento.

Como última despedida, o trajeto da paciente até o carro foi acompanhado de outros internos e de funcionários da unidade, que todo esse tempo admiraram a força de vontade dessa mulher, após décadas de enclausuramento psiquiátrico.

Desinternações
Com essa nova alta médica, 426 pacientes permanecem internados no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz. Segundo Mirsa, outros 60 pacientes paulistanos serão encaminhados para casas de parentes em junho, outros 60 pacientes paulistanos serão encaminhados para seis RTs em São Paulo.

Em julho, outros 125 sorocabanos serão transferidos para 14 RTs que estão sendo implantadas em Sorocaba. Além de outras 17 altas médicas já programadas. Atualmente, Sorocaba possui 26 residências terapêuticas, segundo a prefeitura.

As mudanças atendem um Termo Ajustamento de Conduta (TAC) entre as prefeituras de Sorocaba, Salto de Pirapora (SP) e Piedade (SP), e os Ministérios Públicos Federal e Estadual, assinado em dezembro de 2012. O acordo estabelece a completa desinstitucionalização de pacientes de saúde mental na região até dezembro deste ano, com o fechamento dos hospitais.

Fonte G1

Foto: Assis Cavalcanti/Secom/Divulgação)