Mobilização nacional consegue adiar votação Projeto de Privatização

 

A forte mobilização dos trabalhadores de empresas públicas, centrais, sindicatos e outras entidades representativas no Congresso Nacional e nos estados resultou novamente no adiamento da votação do PLS 555/2015. O Sindicato dos Bancários de Assis e Região vem mobilizando a população preocupado com a situação das estatais, principalmente da Caixa Econômica Federal.

Trata-se de um projeto de lei que coloca em risco as empresas públicas brasileiras. A pressão sobre os parlamentares surtiu efeito, mas a ameaça continua. De acordo com informações da Contraf-CUT, a partir de encontros com os senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) foi possível viabilizar a formação de um grupo técnico que analisará as diversas polêmicas e complexidades que envolvem o PLS 555, construindo um substitutivo, a ser apresentado até o dia 15 de fevereiro, quando a matéria deverá voltar ao Senado.

Para o presidente do Sindicato, Helio Paiva Matos, a mobilização foi de extrema importância para o adiamento do projeto. “É fundamental que os bancários continuem pressionando os senadores para votarem contra o projeto. Precisamos continuar mobilizados para ampliar as discussões e barrar essa proposta que dá abertura a uma onda de privatização”.

O perigo do PLS 555

Na verdade, o PLS 555 pode ser chamado como o Estatuto da Desestatização. O projeto determina que as empresas públicas serão constituídas sob a forma de S.A. (Sociedade Anônima), permitindo a participação do capital privado. A proposta foi apresentada como parte da Agenda Brasil proposta pelo Senado. É um substitutivo ao PL 167/2015, do senador Tasso Jereissati (PSDB), e uma referência ao PLS 343/2015, do senador Aécio Neves (PSDB).

“Vamos unir todos os esforços para barrar esse projeto, que representa uma grande ameaça à Caixa, ao BNDES, à Petrobras, aos Correios e a outras empresas públicas federais, estaduais e municipais. A pressão nas ruas e no Congresso deve continuar”, ressalta.

Ello Assessoria de Imprensa