Ourinhos entre as 8 cidades paulistas líderes no “Ranking da Transparência”

 

Levantamento realizado pelo  Ministério Público Federal em 645 municípios divulgado no Dia Internacional de Combate à Corrupção aponta Ourinhos com nota 8,30, mais que o dobro da média nacional que é 3,9 

 

O Ministério Público Federal divulgou na última quarta-feira, 09, pela primeira vez, como parte da programação do Dia Internacional de Combate à Corrupção comemorado na quinta-feira (10), um ranking nacional da transparência de todos os 5.568 municípios e 27 estados brasileiros.

O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, em relação a transparência sobre dados de licitações, receitas e despesas, numa escala que vai de zero a dez .

Ourinhos recebeu nota 8,30 no levantamento do Ministério Público Federal e ocupa a 8ª colocação entre os 645 municípios do Estado de São Paulo. A nota da cidade ficou bem acima da média brasileira (3,91), da média paulista (4,8) e da obtida pelo governo estadual (6,5).

A prefeita Belkis Fernandes muito satisfeita com a excelente classificação de Ourinhos observa que o rigor com o uso correto do dinheiro público e a criação de mecanismos para que a população acompanhe e fiscalize a administração é um compromisso desde o primeiro dia da sua administração.

“Nós criamos um Portal da Transparência dentro do site da Prefeitura de Ourinhos, neste espaço contém todas as ações da administração. Por exemplo, orçamento, repasse de recursos, convênios estabelecidos em diversas áreas, assim como diário oficial”, informou Belkis.

A prefeita de Ourinhos enfatiza ainda que “enquanto o país passa por momentos difíceis marcados pela corrupção, nós aqui mostramos a transparência. Disponibilizando as informações de forma clara para a população poder acompanhar tudo que a administração pública tem feito”, complementou a prefeita.

Para chegar às notas, o MPF elaborou 16 questões com pesos diferenciados – valorizando, por exemplo, a íntegra dos contratos celebrados. Também foram levados em conta fatores como receitas e despesas, ferramenta de pesquisa de conteúdo, editais de licitação, possibilidade de pedidos de informação, dentre outros.

O ranking completo com os 645 municípios do estado de São Paulo pode ser acessado através do link: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/arquivos-pdf/rankingsp.pdf

 

Região

Município Posição Nota

 

Ourinhos 8 8,30
Marília 24 7,70
Bauru 52 7,20
Botucatu 59 7,00
Presidente Prudente 65 7,00
Avaré 141 6,40
Jaú 479 3,60
Assis 641 0,00