Ourinhos recebe carreta do Hospital do Câncer de Barretos na Secretaria Municipal de Saúde

 

Unidade Móvel realizou exames de prevenção de câncer ginecológico, de próstata e de pele

A cidade de Ourinhos recebeu nesta terça-feira, 05, em frente a Secretaria Municipal de Saúde uma Unidade Móvel (carreta) do Hospital do Câncer de Barretos, para auxiliar no diagnóstico precoce de casos da doença.

O secretário de Saúde André Mello explica como se deu a visita da Unidade à Ourinhos. “Em primeiro lugar é importante enaltecer a iniciativa, o trabalho realizado e o compromisso dos apoiadores do Hospital do Câncer de Barretos. A Prefeitura contou com o apoio do Rogério Teshima, morador de Ourinhos e voluntário de Barretos, além do respaldo da comitiva Cascudo para que esse evento pudesse ocorrer e para que esses serviços públicos estivessem sendo realizados. Nós da Secretaria de Saúde montamos toda a estrutura, com tendas, cadeiras, equipes, além de fornecer o almoço para a equipe da Unidade Móvel”.

Durante a permanência da carreta na cidade, foram realizados exames de prevenção de câncer ginecológico, de próstata e de pele aos pacientes que já estavam com encaminhamento da Secretaria de Saúde, conforme informou a Coordenadora de Atenção a Saúde, Ivana dos Santos Godoy. “Ao todo foram realizados 50 preventivos de câncer ginecológico, 40 de próstata e 20 pesquisas de manchas de pele. A vinda desta carreta não foi divulgada pelo fato de termos feito o levantamento de guias e encaminhamentos para especialistas de pacientes que já se tratam conosco. Encaminhamos também ofício para a Secretaria de Educação e Usina São Luiz. Nos casos de exame para detecção de câncer de pele, selecionamos algumas manchas, tiramos foto e mandamos por e-mail para o médico de Barretos selecionar os casos suspeitos e a equipe fazer o diagnóstico aqui”.

O secretário André Mello lembrou ainda que o resultado dos exames feitos serão enviados para Ourinhos e os pacientes diagnosticados com câncer, encaminhados para Jaú. “Vale esclarecer que Barretos não é a nossa referência, eles apenas estão aqui hoje para nos ajudar e acolher a população, porém nossa referência é o Hospital Amaral Carvalho de Jaú e também de Marília. Portanto se alguma pessoa for diagnosticada com câncer, esta será devidamente encaminhada para um desses locais que pertencem a nossa região”, ressaltou.

A prevenção é a melhor forma de diagnosticar o câncer em um estágio inicial, fazer o tratamento e obter um grau de sucesso na cura.