Palestra sobre cuidados com o cuidador, marca comemoração do Dia Mundial da Saúde

 

A iniciativa foi do AME Assis, que mobilizou 14 instituições na organização e realização do evento

 

Para enfatizar a importância e refletir sobre a saúde, pela segunda vez o Ambulatório Médico de Especialidades – AME Assis convidou instituições que prestam serviços de saúde e que atuam no ensino técnico e profissional da saúde para a organização de um dia especial alusivo a data do Dia Mundial da Saúde, comemorada anualmente em 7 de abril.

“Desde a implantação do AME Assis, comemorávamos o Dia Mundial da Saúde internamente com nossos colaboradores, porém chegamos à conclusão que a data e este tema são muito mais amplos e deve envolver outras instituições que de certa forma estão envolvidas no fazer saúde, seja na prestação de serviços ou na formação profissional. Assim, pelo segundo ano consecutivo, nos sentimos satisfeitos e honrados em mobilizar os atores de Assis e região que promovem saúde e também os que estão comprometidos com o ensino e formação dos profissionais que, em breve, atuarão na rede de saúde. Esta iniciativa também nos dá a oportunidade de estreitar as relações entre os níveis de gestão e o envolvimento destes com a sociedade, cumprindo o princípio da Integralidade do SUS” destacou a gerente administrativa do AME Assis, Andreia Camargo Souza.

Ela explicou ainda que, a comissão organizadora, na elaboração da programação, seguiu o tema ‘Depressão’, escolhido pela Organização Mundial da Saúde – OMS para a comemoração da data neste ano e trouxe a palestra motivacional ‘Do que eu não abriria mão”, com a psicóloga Prof. Dra. Heidi Bertolucci Coelho, que brilhantemente falou do cuidado com o cuidador e permitiu, de uma maneira muito suave e natural, uma reflexão da importância do bem-estar e da saúde dos profissionais na rotina diária de atendimento, acolhimento e cuidado com os pacientes.

Considerado um sucesso pelos organizadores, o evento registrou 430 participantes, que lotaram o Teatro Municipal. Para a entrada foi solicitada doação de um litro de leite longa vida ou uma lata de leite em pó, todo a arrecadação foi repassada na mesma noite à irmã Inês Cândida da Silva, em prol da instituição Casa da Criança.

A mesa de abertura contou com a presença de autoridades e representantes das instituições organizados, sendo: Eduardo Correa Sotana (vice-presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap e prefeito de Maracaí), Carlos Roberto Bueno (prefeito de Cândido Mota), Andreia Camargo Souza (gerente administrativa do AME Assis), Ana Luiza Yassuda Viel (secretária municipal de saúde de Tarumã), Antônio Fabiano Morelli (secretário municipal de saúde de Assis), Lenilda Ramos (diretora do Hospital Regional de Assis), Cátia Auxiliadora Ribeiro de Moraes (presidente do Conselho Municipal de Saúde de Assis), Ana Claudia Lopes (administradora hospitalar da OSS Santa Casa de Assis), Gracilei Dora Brandão (coordenadora do curso de Enfermagem da Etec Pedro D’Arcádia Neto), Josiane de Fátima Santana (coordenadora do curso técnico em Enfermagem do Centro Técnico Atual de Assis – Centea), Tânia Borges Silva (coordenadora de Marketing da Unopar), Cássia Saade Pacheco (coordenadora do curso de Fisioterapia da Unip / campus Assis) e Marcos José dos Santos (professor e coordenador do curso de Radiologia do Colégio Mais Ensino.

Foram parceiros na organização do evento as instituições: OSS Santa Casa de Misericórdia de Assis, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap/Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e Prefeituras de Assis, Cândido Mota, Maracaí e Tarumã, Conselho Municipal de Saúde, Centro Paula Souza Etec Pedro D’Arcádia Neto, Hospital Regional de Assis, Rede de Atenção Básica – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – Coordenadoria de Regiões de Saúde – Departamento Regional de Saúde/ DRS-IX Marília, Centro Técnico Atual de Assis – Centea, Mais Ensino, Universidade Paulista – Unip/Assis e Universidade Kroton –Unopar.