Prefeitura institui comitê de prevenção e combate à dengue e inicia reuniões em Maracaí e Santa Cruz da Boa Vista

 

Em todo país, especialmente nos dois últimos anos, diversas cidades decretaram estado de calamidade pública por conta dos efeitos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Em Maracaí os números foram alarmantes, ultrapassando 500 casos confirmados só no último ano. Diante disso, a Prefeitura reuniu diversas Secretarias e Departamentos criando um comitê para desenvolverem uma série de ações de prevenção e combate à doença que tem seu ápice nos primeiros meses de cada ano.

O mosquito hoje é transmissor de três doenças graves que podem levar à óbito: A Dengue, a Febre Chikungunya que pode levar mais de um ano para os efeitos colaterais se dissiparem do corpo e o Zica Vírus, doença que recentemente foi confirmada pelo Ministério da Saúde que tem relação direta com a microcefalia, que faz com que os bebês nasçam com perímetro cefálico menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm.

O comitê se reuniu em Maracaí e Santa Cruz da Boa Vista esta semana com pessoas de diversos ramos da sociedade e fará mais reuniões de orientação e conscientização ao longo dos próximos dias.

O início do comitê coincide com a primeira semana do Arrastão da Dengue, que já passou pelo Jardim Santa Olga e no bairro Thiemann.

Hoje (02/12) e quarta-feira (03/12) o arrastão estará no bairro Vila Nova e na sexta-feira (04/12) no bairro Centro.

A programação com os demais bairros será anunciada ainda esta semana. Fique atento!

Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maracaí