Prefeitura retoma recolha de animais de grande porte soltos nas ruas

A população pode ajudar denunciando os casos na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, através dos números de telefones 3324-3355 e 3324-9395

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente iniciou na terça-feira, 12, o recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas da cidade, como cavalos, vacas e outros, conforme prevê a Lei Municipal 5.164, de 7 de julho de 2008.

Após o recolhimento, os animais de grande porte são levados ao Posto de Monta e no local recebem todos os cuidados necessários, inclusive são avaliados clinicamente por médico veterinário da Prefeitura.

Atualmente, o local que fica nas proximidades do Parque de Exposições Jorge Alves de Oliveira, possui capacidade relativamente pequena para abrigar animais e não havendo a retirada pelo dono em até 7 dias, os mesmos serão doados para que haja espaço para outros animais serem abrigados.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nossack, explica que grande parte do recolhimento desses animais chega à Secretaria mediante denúncia e geralmente os animais são vítimas de maus tratos. A taxa cobrada para retirada do animal do Posto de Monta é de duas UFESP, o que equivale a um pouco mais de R$ 50,00.

Se constatados maus tratos, junto ao abandono, o dono do animal recebe infração, que pode ser lavrada tanto pela Polícia Militar quanto Polícia Civil, no valor de R$3.000,00, e ainda implicar em reclusão.

Começamos o recolhimento dos animais na madrugada de terça-feira,12, quando a equipe da Secretaria saiu pelas ruas e constatou vários cavalos perambulando pelas ruas de Assis. Animais nas condições de abandono, andando pelas ruas, ficam fragilizados e com a saúde debilitada, além de representarem um grande perigoso no trânsito”, destaca Fábio.

O vice-prefeito Márcio Veterinário empenhou-se muito para o retorno desse serviço e durante este ano realizou várias reuniões para tratar do assunto. Aconteceu, inclusive, uma reunião com o Corpo de Bombeiros que procurou o Poder Executivo para juntos encontrarem uma solução, pois a corporação tem grande preocupação com esses animais.

É importante que os proprietários tenham consciência do perigo que é deixar cavalos soltos nas ruas, pois esses animais sofrem em busca de abrigo e comida e ainda representam perigo de atropelamento e acidentes”, considera Márcio.

O prefeito José Fernandes, que sempre lutou pelo retorno desse serviço na cidade, lembra que após 8 anos o serviço de recolha desses animais volta a funcionar em Assis, cuja necessidade aumentava a cada dia com o número de animais de grande porte soltos nas ruas.

O Posto de Monta recebeu os primeiros cuidados em sua estrutura para abrigar temporariamente os animais recolhidos, e, apesar do número ser limitado, nesse primeiro momento damos o pontapé inicial com a volta do serviço. Posteriormente, pretendemos melhorar a estrutura do local para que comporte um número maior de animais de grande porte”, frisa o prefeito.

Somente nesta terça-feira, 12, primeiro dia desse serviço, foram recolhidos 15 equinos e levados para o Posto de Monta. O serviço é feito pelos servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A população também pode ajudar denunciando os casos na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, através dos telefones (18) 3324-3355 e 3324-9395.