Processo seletivo para programa de intercâmbio do Rotary começa no dia 1 de outubro

 

Começa o processo seletivo para o Programa Intercâmbio Internacional de Jovens do Rotary International para o ano de 2018.

Criado na década de 1920, o programa de intercâmbio de jovens do Rotary International beneficia, anualmente, cerca de 9.000 jovens de todos os países do mundo, sendo muitos deles estudantes brasileiros.

O principal objetivo do programa é promover a boa vontade e a paz mundial através da integração, da cooperação e do relacionamento entre famílias de diferentes culturas.  Todas as famílias inscritas participam ativamente do programa, enviando seus filhos para a convivência em lares internacionais e, em contrapartida, recebendo como hóspedes jovens de outras partes do mundo.

Fruto de uma parceria que se renova anualmente entre todos os clubes rotários do mundo, o intercâmbio propicia oportunidades de estudo e permanência de estudantes em qualquer um dos 165 países onde existe um Rotary Club.

O distrito rotário 4510, do qual SUA CIDADE faz parte, têm mantido intenso e recíproco relacionamento de estudantes intercambiados entre os seguintes países parceiros: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Colômbia, Coréia do Sul, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Indonésia, Itália, Japão, México, Suécia, Suíça, Tailândia e Taiwan.  Só no ano passado, a região da qual nossa cidade faz parte promoveu o intercâmbio de cerca de 130 jovens e recepcionou outra centena de estudantes das duas modalidades existentes de intercâmbio – Curta Duração e Longa Duração.

O número de vagas disponíveis nos países para realizar o intercâmbio sempre depende do emparceiramento com os distritos internacionais e do número de famílias selecionadas para integrar o programa.

Há duas categorias de intercâmbios para jovens: o de curta duração, com permanência de 4 a 12 semanas e o de longa duração, para a permanência de 1 ano. O programa de curta duração é normalmente realizado no período de férias, que abrange os meses dezembro a fevereiro. O intercâmbio de longa duração terá início em janeiro ou julho de 2019, dependendo do país escolhido, sendo que o jovem estudará um ano do Ensino Médio em seu país anfitrião.

A escolha da vaga pelo estudante é determinada através de um processo seletivo, sendo necessário o preenchimento de um formulário de inscrição eletrônico (disponível em www.yep4510.org.br). Após preenchimento devem ser feitas cópias, anexando uma fotografia do interessado, uma cópia do histórico escolar atualizado (mínimo da 8° série) e o pagamento de uma taxa de inscrição e entregue no escritório do YEP em Adamantina na Avenida Rio Branco nº 223.

Todos os inscritos terão que obter o aval de um Rotary Club, o que implica em ter a ficha de inscrição assinada e reconhecido pelo presidente de uma dessas entidades locais.

O Rotary Internacional não vende intercâmbios, apenas cobra custos operacionais de viabilização, sendo as famílias dos jovens as responsáveis por custear os gastos de envio do filho ao outro país, além de anfitrionar, em retribuição, um jovem estrangeiro também selecionado no seu país para participar do programa.

Os intercâmbios do Rotary estão abertos a toda comunidade. Todos os jovens que preencham os requisitos para inscrição e estejam dispostos a vencer grandes desafios para se tornarem cidadãos do mundo, podem participar da seleção.

O Comitê Distrital de Intercâmbio está aceitando inscrição de jovens nascidos a partir de janeiro de 2002 para o intercâmbio de longa duração e de jovens nascidos a partir de janeiro de 1997 para o intercâmbio de curta duração.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão entrar em contato com os Rotary Clubes de suas respectivas cidades para obter orientações com os rotarianos encarregados e buscar informações no site www.yep4510.org.br . Outra fonte de informação é o escritório distrital do Programa de Intercâmbio de Jovens (YEP) em Adamantina, através do fone (18) 3522 4442.

As inscrições devem ser efetivadas a partir de 1 de outubro e se encerram no dia 15 de março de 2018.

Comments

comments