Produção de laranja aumenta com clima propício e investimento no campo

 

Os pés de laranja estão do jeito que o produtor gosta: bem carregados. Segundo o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), só a região Centro-Oeste de São Paulo deve colher cerca de 75 milhões de caixas de 40,8 quilos.

São 7 milhões a mais que na safra anterior. A produção da região representa 21% do total produzido no Estado.

No município de Pratânia (SP), a produção de laranja representa 20% da atividade econômica local (Foto: Reprodução/TVTEM)
Na fazenda que Carlos Cabral administra, em Botucatu (SP), a expectativa é de um aumento de 10% na produção. Segundo ele, o resultado reflete a melhoria das condições climáticas e o investimento nos tratos culturais.

Em 2013, os 850 hectares da fazenda eram destinados à laranja. O tempo passou e o pomar foi perdendo espaço. Hoje, a fruta ocupa apenas 40% da área. A redução foi registrada também em outras áreas, principalmente devido a instabilidade econômica e ao ataque do greening, a principal doença da citricultura.

Cabral diz que a mudança do cenário permite dizer que os planos futuros incluem voltar a plantar laranja. No município de Pratânia (SP), a produção de laranja representa 20% da atividade econômica local.

Em uma das fazendas do município, a área plantada aumentou 45 hectares, chegando a 330 hectares. A estimativa do administrador da fazenda, Guilherme Henrique Ferraz Campos, é colher entre 330 e 350 mil caixas. Em 2016, foram 270 mil caixas. Fonte G1