Santa Cruz do Rio Pardo confirma primeira morte por H1N1 em 2016

 

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) confirmou nesta sexta-feira (24) a primeira morte por H1N1 deste ano.  Além da morte, também confirmou mais um caso da doença. A morte ocorreu no mês de maio e foi um caso importado, segundo a secretaria, pois o paciente teria ido viajar antes de apresentar os sintomas.

Além dos dois casos confirmados de H1N1neste ano na cidade, outros quatro casos suspeitos aguardam resultado, sendo que dois deles evoluíram para óbito.

A Secretaria da Saúde alerta também sobre formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias, recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão.

Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.

Recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente para uma unidade básica de saúde. Qualquer alteração no quadro epidemiológico do município em relação à influenza H1N1 será enviada nota oficial.

Transmissão
A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Fonte G1

Especialistas recomendam que faça higienização de mão para evitar H1N1 (Foto: Divilgação/ Sesa)Especialistas recomendam higienização das mãos para evitar H1N1 (Foto: Divilgação/ Sesa)

Comments

comments