Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza limpeza de terrenos e faz apelo à população

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando desde a última quinta-feira, 15, a limpeza e retirada de todo entulho descartado irregularmente pela população no final da Avenida David Passarinho, que interliga ao Bairro Rural Água do Freire.

Para a limpeza do local a Secretaria está utilizando máquinas e caminhões que fazem a limpeza, retirada e o transporte do entulho para o aterro de material inerte, localizado no Distrito Industrial.

Em apenas dois dias foram retirados 210mts3de entulho. Os trabalhos de limpeza continuaram até esta segunda-feira, 19. No local, os servidores municipais já instalaram novamente placas de advertência: “Proibido Jogar Lixo”.

A Secretaria informa que vem intensificando a fiscalização neste local, mas os problemas ainda continuam. Já foram feitas diversas autuações a pessoas que realizavam descartes irregulares. Ao todo, são 13 pontos na cidade que são utilizados irregularmente para descartes de diversos tipos de entulho.

Em 2012 o Ministério Público Estadual instaurou a abertura de Inquérito Civil, solicitando o fechamento dos Ecos Pontos do Bairro San Fernando Valley, Tênis Clube e Jardim Aeroporto, considerando haver irregularidades nos locais, pois, muitas pessoas realizavam o descarte de lixo doméstico e animais mortos, e alguns ainda ateavam fogo nos lugares.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicita que as pessoas sejam parceiras do município, coibindo que outros indivíduosfaçam descarte irregular de qualquer tipo de resíduo em áreas não permitidas.

“As pessoas têm que ter consciência que ao limpar seus quintais ou imóveis não podem simplesmente jogar em qualquer lugar, pois elas são responsáveis pela destinação correta e consciente deste material. O aterro está aberto todos os dias de segunda a segunda para receber todo tipo de material inerte. Faço um apelo à população para que denunciem, tirem fotos e envie para nós para que possamos tomar as medidas necessárias, pois, o meio ambiente é o nosso maior patrimônio e todos nós devemos cuidar dele”, disse Fabiano Cavalcante, Secretário Interino de Meio Ambiente.