Sistema meteorológico intensifica chuvas até 31/01 no Brasil todo e especialmente no sudeste

 

Em face do atual período de chuvas no país atrelado ao forte fenômeno El Niño, os impactos estão bastante notórios com irregularidade de precipitação na Amazônia e água além da média nas demais regiões.

Nas próximas horas, contudo, um sistema de baixa pressão atmosférica, denominado na meteorologia de Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) vai se deslocar do Oceano Atlântico, na altura do Nordeste, em direção ao Sudeste.

Esse movimento do vento em altitude deve estimular o desenvolvimento de nuvens carregadas, onde temporais, a maioria com raios, rajadas de vento e até granizo são esperados para várias cidades.

Todo o sistema está em pleno monitoramento emitindo nos spots para as emissoras de rádios, informações de estações, radares e satélites, nível de rios e açudes, condições de trafegabilidade nas rodovias e mapeamento completo das áreas de risco ou que possuem históricos de danos naturais nas cidades. Tudo isso com a intenção de prevenir possíveis danos e riscos à vida. Todos devem ficar atentos e checar a fonte das informações para medir o nível de confiabilidade.