Vereador Valmir requer aplicação de lei que capacita professores

Em Assis, vigora a Lei Municipal nº 4.080/2001, que “Dispõe sobre instituição obrigatória de capacitações aos docentes do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, que propicia aos professores da rede municipal de ensino, a partir do ano de 2002, cursos de capacitação e palestras com especialistas, com objetivo de subsidiar seus docentes no que diz respeito ao trabalho desenvolvido sobre os seguintes temas transversais: ética e cidadania, orientação sexual, prevenção ao uso indevido de drogas, meio ambiente, coleta seletiva de lixo e agricultura orgânica”.

Diante desta importante lei, o vereador Sargento Valmir (PSC) encaminhou na última sessão, um requerimento ao prefeito municipal Ricardo Pinheiro, solicitando as seguintes informações: se a Lei Municipal nº 4.080 vem sendo cumprida na cidade? E em caso negativo, se existe a possibilidade de colocar a mesma em prática em 2016.
A preocupação do vereador se justifica, pois, Ética e cidadania são dois conceitos fulcrais na sociedade humana. A ética e cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade.

Já a Prevenção ao Uso Indevido de Drogas é um trabalho desafiador, que requer tratamento adequado e cuidadoso, fundamentado em resultados de pesquisa, desprovido de valores e crenças pessoais. Por meio da busca do conhecimento, educadores e educados são instigados a conhecer a legislação que reporta direta ou indiretamente a esse desafio educacional contemporâneo, bem como a debater assuntos presentes em nosso cotidiano como: drogadição, vulnerabilidade, preconceito e discriminação ao usuário de drogas, narcotráfico, violência, influência da mídia, entre outros.

Quanto a coleta seletiva de lixo o vereador Valmir afirma que é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos. A reciclagem – No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

A expectativa do edil é que o prefeito responda o documento ainda este ano, para que a Secretaria Municipal da Educação possa colocar em pratica a Lei 4.080 já em 2016.