A Arte como fator primordial na educação de crianças e jovens
O reconhecimento de que a Arte é fundamental no cotidiano escolar é assunto mais que comprovado. A arte auxilia o indivíduo quanto à percepção do mundo de forma sensível e se manifesta por meio de elementos visuais, táteis e auditivos, tais como o desenho, a pintura, a escultura, a dança e a música. Na educação a contextualização da definição da arte refere-se à capacidade que leva o aluno a compreender e então descobrir e desenvolver habilidades específicas.
Segundo a professora de Artes da equipe de Linguagens e suas Tecnologias da E.E. Dona Carolina Francini Burali – PEI, Anna Luiza Jabur Lauer, as aulas de artes por vezes não é compreendida por alguns alunos, que questionam o porquê aprender determinados conteúdos tais como: cores, figuras geométricas, técnicas de pinturas, entre outros. “Mas a arte está presente em tudo, afinal vivemos num mundo visual, desde a combinação de uma roupa que depende da harmonia de cores até mesmo para entender a decoração de um ambiente onde entra o equilíbrio das cores mais uma vez presente no dia a dia. A Arte também nos ajuda a compreender o estado de espírito das pessoas, uma vez que expressam seus sentimentos por meio das diversas linguagens artísticas. Ela promove ao ser humano a oportunidade de se conhecer como também de demonstrar seus sentimentos e pensamentos”, explicou.
Ao longo deste ano, Anna já realizou diversas atividades que envolvem tanto a compreensão da importância da disciplina, como intervenções que caracterizam e eternizam datas históricas importantes, como é o caso da “Árvore Criativa” que fica no saguão da escola e a cada data comemorativa expressa em arte todo o significado festejado, orientando a todos os que ali convivem e visitam sobre os temas destacados. Vários temas já foram abordados como, por exemplo, no trabalho interdisciplinar em comemoração à Páscoa com a professora de Inglês, Arlene Gutierrez, trabalhos estes realizados sempre em parceria com a professora da Sala de Leitura Claudia Eliza Silva Rocha.
A professora ressalta a importância de levar o aluno a locais onde a arte esteja exposta, como já aconteceu com um passeio realizado com alunos do ensino médio, em parceria também interdisciplinar, com a professora da área de Humanas e suas Tecnologias, Celia Regina Pedro, na visita ao Memorial Rezende Barbosa na Exposição Coletiva que reuniu 84 artistas de Assis e região.
Anna ainda destaca que ao pensar na importância da arte no cotidiano escolar, nota-se que além de ser responsável pelas expressões de sentimentos e pensamento de todo e qualquer indivíduo, mesmo que ele não perceba, é por meio das linguagens artísticas que os indivíduos conseguem compreender e estabelecer relações entre o mundo externo e interno, ou seja, sentimentos e realidade.
Por: Fernanda Fazano
Fotos: divulgação