Abertura da Semana de História da UNESP Assis terá presença de Eduardo Suplicy
De 15 a 18 de outubro será realizada a 34ª Semana de História da UNESP Assis. O tema deste ano é Direitos e Democracia: trajetórias e perspectivas da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Constituição Cidadã.
Nesta edição, a programação do evento será composta de palestras e mesas redondas, sempre integradas por professores/pesquisadores com ativo trabalho acadêmico acerca dos assuntos enfocados em suas apresentações. Para acessar a programação completa, clique aqui.
Além da programação, a diretoria do campus da UNESP Assis informa também que a conferência de abertura da Semana de História será proferida por Eduardo Suplicy, versando sobre o tema “Direitos e Democracia”. A abertura se dará nesta segunda-feira, 15, a partir das 20h, no campus da UNESP Assis.
Eduardo Matarazzo Suplicy foi, desde 1966, professor no Departamento de Economia da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas, até aposentar-se em dezembro de 2012. É PhD em Economia pela Universidade Estadual de Michigan (Estados Unidos), tendo lecionado Economia na Stanford University (Estados Unidos) e Doutor Honoris Causa, título concedido pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica).
Defensor e batalhador constante na luta pela garantia dos diretos fundamentais. Em toda sua vida pública destacam-se a defesa da liberdade, da transparência, da democracia e dos direitos humanos e a contribuição para o estabelecimento do diálogo e de uma forma não violenta para a resolução dos problemas.
Iniciou sua carreira politica como deputado estadual, em 1978. Foi eleito, em 1982, deputado federal por São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores, do qual é um dos fundadores. Em 1988, foi eleito vereador da cidade de São Paulo e, a partir da eleição de 1990, foi votado para três mandatos consecutivos no Senado Federal. Entre seus principais projetos de lei como Senador, destaca-se o que institui a Renda Básica de Cidadania e que foi sancionado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva na forma da Lei 10.835 em 8 de janeiro de 2004.
Em fevereiro de 2015 assumiu o cargo de Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, aceitando o honroso convite do prefeito Fernando Haddad. Permaneceu por 13 meses no cargo, quando teve que se desligar para concorrer ao cargo de vereador pela cidade de São Paulo, nas eleições municipais de 2017, tendo sido eleito.
É autor de diversos livros, entre os quais “Renda de Cidadania – A Saída e pela Porta” (Cortez Editores e Fundação Perseu Abramo – 2001), atualmente em sua sétima edição, “Renda Básica de Cidadania – A Resposta dada pelo Vento” (L&PM, 2006, edição de bolso), “Um Notável Aprendizado – em busca da Verdade e da Justiça – Do boxe ao Senado” (Saraiva, 2007).
A comissão organizadora conta com a presença de todos na conferência, “cujo tema é de interesse dos defensores dos direitos humanos e da vida cidadã, causas cujas histórias foram e continuam marcadas por lutas e conquistas, hoje, infeliz e preocupantemente, fortemente ameaçadas no Brasil e no mundo”, finaliza.