Ações do Outubro Rosa evidenciam a atuação da Fisioterapia da FEMA
Ações em prol da campanha tiveram palestras informativas sobre como a Fisioterapia pode minimizar o impacto da doença no pré e pós-operatório
O curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou ações em prol da campanha do Outubro Rosa durante este último mês. Foram ministradas palestras informativas sobre como a Fisioterapia pode minimizar o impacto da doença no pré e pós-operatório, no Hospital Regional de Assis (HRA) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraná.
No HRA, além da palestra, também foram formuladas algumas intervenções para ajudar as pacientes que tiveram câncer de mama não sentirem muito desconforto durante a recuperação da cirurgia. As professoras e alunas promoveram um bate-papo com as pacientes, sobre a importância do atendimento fisioterapêutico, que ajuda a ganhar a mobilidade e diminuir a dor no pós-operatório, e também sobre cuidado com o assoalho pélvico e como tratar as principais disfunções.
Já na UBS do Jardim Paraná, o curso aproveitou o espaço que a coordenadora da UBS ofereceu durante uma coleta de Papanicolau, para também levar informações sobre saúde da mulher e enfatizar a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Para isso, estudantes e professoras levaram um folder explicativo sobre a doença.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Ma. Maria Eulália Baleotti, a FEMA oferece tratamento para pacientes oncológicos na Clínica Escola, além de também disponibilizar atendimento para outros procedimentos. “A FEMA oferece tratamento para oncologia e saúde da mulher na Clínica de Fisioterapia, então, para evidenciar esse trabalho e levar a informação do conforto e cuidado que a fisioterapia pode oferecer para os pacientes e difundir a mensagem sobre a campanha, nós realizamos uma ação de panfletagem na UBS, na oncologia do HRA e dentro do campus, com folders desenvolvidos pelos próprios estudantes de Fisioterapia, supervisionados pela professora Dra. Mariana Romanholi Palma”, comenta Maria Eulália.