Advogado de Palmital que respondeu juiz com ‘joinha’ já usou desenhos em outras petições: ‘Faz parte do meu perfil’

 

Desenhos e abreviações em petições fazem parte da rotina do advogado Luiz Ronaldo da Silva, que mora em Palmital (SP). Um desses documentos teve repercussão nas redes sociais pela forma inusitadacomo ele respondeu a um requerimento de um juiz do Juizado Especial Cível de pequenas causas.

Para confirmar o cumprimento do acordo estipulado no processo de indenização por danos morais contra uma companhia área, o advogado respondeu com uma figura de um ‘joinha’.

Essa foi a primeira vez que ele utilizou um emoji, linguagem comum nas redes sociais, em uma petição, mas o uso de desenhos para explicar de forma sucinta – como ele mesmo define – as argumentações dos processos não é algo inédito. “Eu costumo usar desenhos para explicar alguns pontos dos processos. Faz parte do meu perfil, sou muito sucinto nas petições, então uso desenhos e abreviações para facilitar”, conta.

Advogado de Palmital  já usou recursos de desenhos em outros processos  (Foto: Luiz Ronaldo da Silva / Arquivo pessoal )

Advogado de Palmital já usou recursos de desenhos em outros processos (Foto: Luiz Ronaldo da Silva / Arquivo pessoal)

Ilustrações também são recursos usados pelo advogado, que diz ser sucinto nas petições (Foto: Luiz Ronaldo da Silva / Arquivo pessoal )

Ilustrações também são recursos usados pelo advogado, que diz ser sucinto nas petições (Foto: Luiz Ronaldo da Silva / Arquivo pessoal)

Mesmo sendo adepto desse tipo de linguagem mais informal, o advogado diz não esperava a repercussão que o uso do emoji teve.

“Eu não esperava essa repercussão, não fiz de uma maneira jocosa, foi de forma muito natural. Hoje com essa linguagem da internet tão difundida, com símbolos, eu resolvi responder com esse desenho. Por conta da repercussão dessa vez, algumas pessoas criticam, acreditam que eu agi de maneira jocosa, para brincar, mas não foi isso não e também não pensei na repercussão”, afirma.

Luiz, que é advogado desde 2002, também disse que nunca teve problema com o magistrado por conta do uso dos desenhos e da linguagem mais informal e destaca que a própria lei dos juizados especiais pede simplicidade nesses tipos de processos. “Em nenhuma das instâncias que atuei tive problemas e também dessa vez, de maneira alguma eu agi de forma desrespeitosa ou jocosa, eu segui os preceitos da lei.”

O juiz Victor Garms Gonçalves, que recebeu o documento, não quis se manifestar sobre o caso.

Advogado respondeu juiz com figura de um 'joinha'  (Foto: Luiz Ronaldo da Silva / Arquivo pessoal )

Advogado respondeu juiz com figura de um ‘joinha’ (Foto: Luiz Ronaldo da Silva / Arquivo pessoal)

Repercussão na área

Advogado de Palmital usa emoji de ‘joinha’ em petição e imagem viralizaAdvogado de Palmital usa emoji de ‘joinha’ em petição e imagem viraliza

O Juizado Especial Cível de pequenas causas de Palmital tem 20 anos, e, de acordo com funcionários do cartório, essa foi a primeira vez que um advogado se manifestou assim em uma ação.

O assunto repercutiu não só nas redes sociais, mas também entre advogados acostumados com uma formalidade típica da profissão, seja na forma de falar ou de se vestir. “Não acho que era um assunto que demandasse uma reação até certo ponto sarcástica, vamos dizer assim”, destaca o advogado Gustavo Furlaneto.

O presidente da Ordem dos Advogados de Palmital classificou o gesto como uma brincadeira e também ficou surpreso com a repercussão do fato. “Fiquei estupefato e achei surpreendente que uma singela manifestação em um processo pudesse causar tamanha celeuma”, afirma João Francisco Gonçalves Gil. Fonte G1