Agente penitenciário prestes a se aposentar desabafou na web um dia antes de morrer de Covid-19: ‘Não é gripezinha’
A primeira morte por Covid-19 registrada em Reginópolis (SP) é de um agente penitenciário de 55 anos. Fernando Genaro Júnior estava internado desde o dia 14 de junho em um hospital particular de Bauru (SP).
O diagnóstico de Covid-19 foi confirmado no dia 17 de junho e ele morreu uma semana depois, nesta quarta-feira (24). Horas antes de morrer, Fernando fez um desabafo sobre a doença em seu perfil no Facebook.
“É pessoal, esse Covid não é apenas uma gripezinha, se cuidem”, escreveu na mensagem feita às 21h da terça-feira (23).
Na madrugada de quarta-feira, segundo familiares, a situação de Fernando piorou e ele precisou ser entubado. O agente penitenciário morreu por volta das 3h.
Fernando trabalhava na penitenciária de Reginópolis, cidade onde morava com a esposa e um dos filhos. De acordo com a família, eles realizaram testes para Covid-19 que deram negativo.
A Secretaria de Administração Penitenciária divulgou uma nota de pesar pela morte do servidor, que iria se aposentar no dia 30 de junho.
Na nota, a SAP informa que está prestando toda a assistência necessária aos familiares e que um projeto piloto já está sendo implantado para testagem em massa nas penitenciárias do estado.
De acordo com o texto, “projeto piloto foi realizado na Penitenciária II de Sorocaba e as próximas unidades contempladas serão definidas em planejamento técnico dos órgãos de saúde, considerando-se a existência de casos confirmados nos presídios, inclusive entre funcionários.”
Ainda de acordo com a SAP, Fernando “atuou como diretor do Centro de Segurança e Disciplina por 10 anos, sempre com dedicação, zelo e atenção, tendo prestado valorosos serviços e era querido por todos”, diz a nota.
O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo também publicou, em seu site oficial, uma nota de pesar pela morte do agente penitenciário.
Até a manhã desta quinta-feira (25), Reginópolis registrava 3 casos positivos de Covid-19, sendo uma morte. Veja na reportagem os casos confirmados no centro-oeste paulista. Fonte G1