Alexandre Cachorrão sugere criação da “Farmácia Viva” para o tratamento com plantas medicinais
O vereador Alexandre Cachorrão, apresentou na ultima sessão da Câmara um requerimento ao prefeito, solicitando a possibilidade de aderir ao Projeto “Farmácia Viva” do Ministério da Saúde.
O Projeto Farmácia Viva faz parte das políticas públicas do SUS (Sistema Único de Saúde) e consiste no cultivo e tratamento com fitoterápicos e plantas medicinais, com orientação médica, incluindo como uma opção terapêutica e com distribuição gratuita para a população. Pode ser feito parcerias com instituições e produtores rurais locais.
Na tribuna Alexandre ressaltou que recentemente foi veiculado no Globo Repórter em rede nacional um programa sobre as propriedades benéficas das plantas medicinais e que está mudando a qualidade de vida de moradores de várias cidades do Brasil.
Cachorrão apresentou na sessão um vaso com uma planta medicinal chamada popularmente de insulina, que foi citada no Globo Repórter e que controla a glicemia de portadores de diabetes.
“Disponibilizar uma opção de tratamento a partir de plantas medicinais é uma forma de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas, neste sentido, solicitei um estudo da secretaria de saúde de Assis”, considerou o vereador.