Altas temperaturas atingem o interior de SP até segunda-feira, diz Defesa Civil

Estado de São Paulo apresenta altas temperaturas
até segunda-feira (18) — Foto: Reprodução/EPTV/Arquivo
O estado de São Paulo vai continuar apresentando altas temperaturas até segunda-feira (18), resultando em calor intenso e diminuição dos níveis de umidade relativa do ar.

Defesa Civil do estado de São Paulo divulgou temperaturas
para os próximos dias — Foto: Defesa Civil/Divulgação
De acordo com dados da Defesa Civil, as regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba (SP) devem registrar as maiores temperaturas do estado e podem chegar aos 39ºC, com sensação térmica de 40ºC.
Ainda segundo o órgão, a previsão é que os termômetros atinjam os 37ºC em Marília (SP), enquanto Bauru e Sorocaba podem apresentar 36ºC.
Em Jundiaí, as temperaturas devem ficar acima dos 35ºC. Já Itapeva (SP) pode registrar 33ºC.
Alerta vermelho

Novo alerta do Inmet amplia cobertura
da onda de calor. — Foto: Inmet
O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média para 5 estados, válido até este sábado (16), às 18h.
O alerta vermelho do instituto é emitido quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional (entenda mais abaixo) e, desta vez, abrange boa parte do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, além do interior de São Paulo e de um pequeno trecho do noroeste do Rio Grande do Sul.
🌡️ Calor atípico: A sensação de estar num forno que atinge grande parte do país é resultado de uma onda de calor. O fenômeno costuma aparecer no fim da primavera, com a aproximação do verão. Mas, nos últimos anos, tem se tornado mais comum – um resultado direto das mudanças climáticas.
🚨 De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
ENTENDA OS AVISOS DO INMET:
🔥 O termo “onda de calor” é usado quando há um aumento de temperatura de 5ºC com relação à média mensal.
🟡 Quando há a persistência desse padrão de 2 a 3 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “perigo potencial”, o chamado aviso amarelo.
🟠 Já quando há a persistência desse padrão de 3 a 5 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de “perigo”, o chamado aviso laranja.
🔴 Por último, quando há a persistência desse padrão por mais de 5 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “grande perigo”, o chamado aviso vermelho.
Cuidados básicos
O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação/Arquivo
Fonte: G1