Alunos de Química da FEMA visitam fábricas no interior do Paraná
Grupo conheceu empresas de lubrificante e de tinturaria
Os alunos do curso de Química Industrial da FEMA realizaram duas visitas técnicas no interior do Paraná. O grupo esteve no dia 19 de maio na Texsa do Brasil Lubrificantes e na Syntex Tinturaria.
Na parte da manhã, os 34 estudantes, acompanhados pelos professores Alexandre Mazalli e Fernando Rodrigues, foram recebidos na Texsa do Brasil Lubrificantes, localizada na cidade de Umuarama.
A produção da empresa de lubrificantes, criada em 1998, é voltada a maquinários e veículos das linhas automotiva, industrial e agrícola. Dentre os clientes, estão grandes multinacionais, como Mercedes Benz e Ford.
Durante o tour, os estudantes da FEMA conheceram os setores de produção, envase, rotulagem, identificação dos produtos, armazenagem e estoque, carregamento e transporte dos lubrificantes produzidos, os laboratórios de controle de qualidade e certificação, dentre outras áreas.
À tarde, os alunos seguiram para o município de Goioêre em visita a Syntex Tinturaria, companhia dirigida por nove sócios, todos ex-funcionários. Na fábrica, o grupo passou por diversos setores, da recepção à seleção dos tecidos crus, da costura ao processo de tingimento, lavagem e secagem das peças.
Nos laboratórios, o destaque foi para a área de desenvolvimento de novas cores, os métodos de criação de novas fórmulas e os testes de resistência nos tecidos. E, por fim, o setor de produção de energia e tratamento de água residual.
Visitas técnicas são realizadas constantemente pela graduação em Química Industrial. A ida in loco é fundamental para que os estudantes vejam na prática as teorias aplicadas em sala de aula.
A graduação em Química Industrial existe há quase duas décadas na FEMA. É o único da instituição a oferecer habilitação em Licenciatura e Bacharelado.