Alunos do Ensino Fundamental visitam laboratórios de Química da Fema
Inscrições para o Curso Experimental terminam dia 18 de abril
Nessa semana, estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da escola Leny Barros da Silva foram recebidos pelo curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema em ação que visa aproximar os alunos do ambiente universitário.
Dois grupos, um na quarta e outro na quinta, num total de 90 estudantes, conheceram os laboratórios. O professor Fernando Graciano de Brito apresentou a estrutura da graduação e fez alguns experimentos para os adolescentes.
O projeto foi uma iniciativa da própria escola. “Infelizmente, não temos laboratório. Para fazer essa iniciação na Química, tínhamos que colocar os alunos em contato direto com os laboratórios”, explica a professora Eliane Paglione
Vanusa Dias Ferreira, também docente da unidade de ensino, falou da relevância desse encontro. “Cada vez mais, o aluno gosta do palpável. Ele quer ver como as coisas são na prática para, assim, assimilar os conteúdos mais facilmente”.
Em ambas as visitas, o grupo se deslocou a pé da escola, no Parque das Acácias, até as dependências da Fema, em caminhada de 30 minutos de ida e volta sob um sol escaldante. Apesar do calor, os alunos estavam bastante animados, principalmente com os experimentos feitos durante o tour.
O professor Fernando Brito classificou como importantíssima a ação. “Normalmente, somos nós da Fema que procuramos as escolas. Gostei muito da iniciativa”. Ainda segundo Fernando, essa aproximação contribui para desconstruir tabus que envolvem a Química. “Muita gente acha que a Química é difícil, de que não vai conseguir. Ao ter esse contato, o interesse é despertado e, para quem realmente se identificar, vai ver que a Química é linda e fácil”.
Durante a visita, o grupo fez uma rápida passagem também pelo curso de Enfermagem. Uma outra turma, em breve, volta a Fema para, dessa vez, ver as estruturas de TV e rádio.
Curso Experimental
O grupo do nono ano da escola Leny Barros da Silva é um dos que pode se inscrever no curso de Química Experimental, além dos estudantes do Ensino Médio.
Nesse projeto, que compõe a disciplina Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado da graduação de Química Industrial da Fema, os próprios alunos do terceiro e quarto ano, coordenados pelos professores, produzem os roteiros e ministram as aulas.
O programa surgiu em 2004 e atrai estudantes de Assis e municípios da região. O objetivo é mostrar o quanto a Química está presente no dia-a-dia de todos. Em mais de uma década, muitos participantes inclusive se tornaram alunos da própria graduação.
O curso experimental é gratuito. Nesta etapa, 75 vagas estão disponíveis para estudantes a partir de nono ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.
As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no Laboratório de Química, no bloco 2 da fundação, de segunda à sexta das 8h às 17h. É necessário apresentar RG e fornecer uma conta de e-mail. O prazo termina em 18 de abril, dia em que as aulas, que serão sempre às segundas-feiras à noite, terão início. Mais informações no telefone (18) 3302-1055, ramal 1060.
Silvio Moura
Assessoria de Comunicação Fema