Alunos do Sesi de Ourinhos vencem campeonato mundial de robótica nos EUA
Equipe do Sesi de Ourinhos em campeonato na
Califórnia, Estados Unidos — Foto: Divulgação
Alunos da escola Sesi de Ourinhos (SP) venceram o FLL Western Edge Open, torneio de robótica que aconteceu na cidade de Long Bech, no estado da Califórnia, Estados Unidos, organizado entre 12 e 14 de maio.
Além da primeira colocação na classificação geral do torneio, eles ainda receberam um prêmio no quarto lugar pelo desempenho do robô que foi desenvolvido durante o trabalho de vários meses.
A competição consiste, em resumo, em duas grandes avaliações. Uma sobre o projeto de pesquisa de inovação e outra no desafio de missões que o robô precisa executar.
A equipe contou com a participação, como técnico do time, do ex-aluno da escola Sesi de Ourinhos, Luiz Felipe Carvalho.
Ele estudou de 2011 a 2015 e foi parte do time de robótica que venceu também nos Estados Unidos em 2013.
Hoje, formado técnico em eletromecânica e engenheiro eletricista, é funcionário do Sesi e atua como orientador de educação digital .
Alunos de Ourinhos (SP) FLL Western Edge Open, torneio de
robótica que aconteceu na cidade de Long Bech — Foto: Divulgação
“Foi um momento mágico tanto na minha vida, quanto na desses alunos. Conseguimos mostrar ao mundo o potencial do nosso time”, disse Luiz Felipe.
“Há 10 anos eu estive nos EUA competindo no mesmo evento como aluno. Naquela época, ficamos em segundo lugar e essa experiência influenciou profundamente minha vida profissional”, completou.
A equipe Robotics School é formada por Gabriela Oliveira de Souza, Maria Eduarda Gomes de Moraes, Talles Leandro Pedroso de Oliveira, Giovanna Medeiros Medrado Ferreira, Guilherme Rafael Tintore da Silva Alves, Giovanna Bueno de Sousa, todos do 8º ano, João Pedro Ferraz Candido, do 7º ano do Ensino Fundamental, e Ana Luisa Luvisoto, do 1° ano do Ensino Médio.
A equipe representou o Sesi São Paulo, que tem um histórico de quase 15 anos investindo na robótica para os alunos, tanto como componente curricular desde o primeiro ano do ensino fundamental, como também incentivando a participação dos estudantes em competições educacionais.
Projeto
Neste ano, os alunos desenvolveram um dispositivo de segurança contra o superaquecimento em tomadas. O objetivo é evitar o derretimento dos cabos e da tomada, o que evita falhas no circuito elétrico, manutenções recorrentes e até possíveis incêndios.
Para o desafio do robô, os alunos desenvolveram desde toda a programação para a execução das missões, pensando também no desempenho, design e agilidade.
Equipe de Ourinhos já teve outros prêmios internacionais
em campeonatos de robótica — Foto: Divulgação