AME Assis adere ao setembro amarelo

 

Adesão ao Movimento visa ajudar na informação  sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida

Considerado um grande problema de saúde atual, o suicídio é o tema do movimento Setembro Amarelo, que a cada ano tem ganhado mais visibilidade e importância no Brasil.

Certos da importância das instituições de saúde no trabalho de prevenção ao tema e da valorização à vida, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Assis aderiu ao Setembro Amarelo e realizou atividades de referência e informação.

Para destacar o Movimento, o ambiente interno do Ambulatório recebeu laços, cartazes e teve a fachada do prédio iluminada na cor amarela. E nos dias 08 e 09 foram realizadas palestras, com o tema ‘A Finalidade da Vida’, envolvendo colaboradores da instituição, ministrada pela psicóloga Luciana Gouvêa.

Segundo a Psicóloga, uma das mais eficientes formas de prevenção é o diálogo, a escuta, o acolhimento e a promoção de sentimentos humanitários. “Dificilmente saberemos quem está passando por um problema deste, porém estar aberto e atento as pessoas que estão ao nosso redor e importar-se com elas pode ser uma das melhores formas de prevenir”, afirmou Luciana Gouvêa.

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O movimento acontece durante todo o mês de setembro em todo o mundo.

Considerado um problema de saúde pública, o suicídio vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

O Ambulatório Médico de Especialidades – AME é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de desafogar a rede de saúde, com o oferecimento de consultas e exames em diversas especialidades, através do S.U.S (Sistema Único de Saúde).

O AME Assis é gerenciado pela Organização de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis e acompanhado pela Direção Regional de Saúde – DRS –IX. Atualmente conta com 111 colaboradores que atuam no atendimento de uma região de aproximadamente 250 mil habitantes.

O AME Assis é referência para 13 municípios da região, sendo: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Ibirarema, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã. Atualmente, são oferecidas na unidade 18 especialidades médicas (Acupuntura, Vascular, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Radiologia, Urologia, Anestesiologia, Infectologia, Pneumologia, Reumatologia, Cirurgia Geral.) e cinco não médicas (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição). Na unidade são realizados exames, como: Audiometria, Biometria, Cistoscopia, Colonoscopia, Doppler Vascular, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Mamografia, Raio x geral, Tomografia / Tomografia contrastada e outros; e cirurgias de Catarata e Pterígio.

Em Assis, o Ambulatório está localizado na Vila Rodrigues, na Rua Elias Machado de Pádua, 540.

Para saber mais acesse www.saude.sp.gov.br ou www.santacasadeassis.org.br.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Assessoria de Imprensa04

03

02

01