AME Assis destaca importância da prevenção e cuidado à saúde do homem
Durante o mês de novembro o Ambulatório referenciou o movimento Novembro Azul e a importância do cuidado e prevenção em saúde do homem
Após o Outubro Rosa, todos os anos, o mês de novembro é referenciado como o mês de cuidado e prevenção a saúde do homem, em especial sobre a prevenção do câncer de próstata.
No Ambulatório Médico de Especialidades AME Assis o evento foi destacado com laços, bigodes, cartazes, iluminação azul na fachada dos prédios do AME e uma palestra direcionada aos colaboradores, com o Urologista, Dr. Glaucio Yassumoto.
Geralmente, os homens são menos cuidadosos quando o assunto é prevenção em saúde, seja por falta de tempo, vergonha ou até mesmo informação, eles acabam deixando de realizar exames preventivos, principalmente os relacionados ao câncer de próstata e, desta forma, acabam muitas vezes descobrindo a doença tardiamente.
A prevenção nestes casos é muito importante, já que segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos quando tratados precocemente são curados.
O AME Assis tem realizado ao longo do ano, ações preventivas e de informação em saúde, visando sempre a qualidade de atendimento e a promoção de saúde aos seus pacientes e colaboradores.
NOVEMBRO AZUL – O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
O Ambulatório Médico de Especialidades – AME é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de desafogar a rede de saúde, com o oferecimento de consultas e exames em diversas especialidades, através do S.U.S (Sistema Único de Saúde).
O AME Assis é gerenciado pela Organização de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis e acompanhado pela Direção Regional de Saúde – DRS –IX. Atualmente atende uma região de aproximadamente 250 mil habitantes.
O AME Assis é referência para 12 municípios da região, sendo: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã. Atualmente, são oferecidas na unidade 18 especialidades médicas (Acupuntura, Vascular, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Radiologia, Urologia, Anestesiologia, Infectologia, Pneumologia, Reumatologia, Cirurgia Geral.) e cinco não médicas (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição). Na unidade são realizados exames, como: Audiometria, Biometria, Cistoscopia, Colonoscopia, Doppler Vascular, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Mamografia, Raio x geral, Tomografia / Tomografia contrastada e outros; e cirurgias de Catarata e Pterígio.
Em Assis, o Ambulatório está localizado na Vila Rodrigues, na Rua Elias Machado de Pádua, 540.
Para saber mais acesse www.saude.sp.gov.br ou www.santacasadeassis.org.br.
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Assessoria de Imprensa