AME de Assis participa de Seminário Hospitais Saudáveis
Durante o evento AME Assis recebeu Menção por participação no Prêmio Amigo do Meio Ambiente
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Assis, uma unidade da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Organização Social de Saúde participou em São Paulo do IX Seminário Hospitais Saudáveis, promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis e realizado por meio de uma parceria entre o Centro de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com a organização internacional Saúde Sem Dano. O evento ainda conta o apoio da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM e da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
Além de participar das palestras e discussões ocorridas nos dois dias de evento, 14 e 15 de setembro, o AME Assis ainda participou do Prêmio Amigo do Meio Ambiente e da Sessão de Pôsteres do Seminário, com a apresentação de duas experiências: uma sobre a implantação da Comissão de Resíduos no Ambulatório e outra sobre ações ambientais e sustentáveis aplicadas no AME Assis nos últimos anos.
Tendo os RSS (Resíduos de Serviços em Saúde), como um de seus temas mais tradicionais, o Seminário Hospitais Saudáveis – SHS buscou desde o início, oferecer um fórum para o debate de experiências, problemas e soluções, com forte conotação técnica operacional, além da ênfase no respeito pelo meio ambiente e a segurança do trabalhador, apresentando oportunidades de debate amplo e desenvolvimento e conhecimento.
Segundo a gestora do setor de Qualidade do Ambulatório, Isabela Paião, a participação no evento ampliou os conhecimentos sobre o tema e trouxe um estímulo ao trabalho da Comissão.
“Esse ano um dos temas tratados no seminário foi a “Rastreabilidade e Destinação dos Resíduos de Saúde”, experiências foram trocadas com outras instituições de saúde nesse aspecto o que proporcionou sabermos que estamos no caminho certo no direcionamento correto de um de nossos resíduos, as lâmpadas fluorescentes que são consideradas como um resíduo perigoso por ter além do mercúrio outros metais pesados em sua composição. De um modo geral é muito importante a troca de experiências, entender as dificuldades de outras instituições e também compartilhar os acertos dos mesmos”, afirmou Isabela.
Comissão de Gerenciamento de Resíduos AME Assis – implantada com o objetivo de desenvolver atividades voltadas ao cuidado e preservação do meio ambiente, proporcionando saúde sem prejuízo e sem danos; elaboração e implantação do PGRSS – Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde; sistematização do gerenciamento da coleta, conhecendo o volume de resíduos e mensurando os dados obtidos para diminuir e planejar o armazenamento e destinação correta dos mesmos; atuar na sensibilização dos colaboradores na importância e cuidado na geração de resíduos, quais os impactos dessas ações; e também atendendo à requisitos legais.
O Seminário Hospitais Saudáveis – SHS acontece anualmente, desde 2008, com duração de dois dias, e conta, a cada edição, com a presença de um público de mais de 500 profissionais de saúde envolvidos principalmente nas áreas de assistência à saúde, técnicos e gestores de serviços públicos e privados, e também de saúde pública e vigilância sanitária. Também participam profissionais de saúde e segurança do trabalho, controle de infecção, gestão ambiental e consultoria, arquitetura e engenharia hospitalar, farmacêuticos, dentistas, biólogos, fornecedores de serviços hospitalares, como higiene e tratamento de RSS, além de professores e pesquisadores de diversas áreas.