Apaes comemoram Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
De 21 a 28 de agosto, as Apaes em todo o Brasil, comemoram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Esse é um momento em que as Apaes realizam ações voltadas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão.
Sendo esse um ano no qual comemoramos 60 anos das Apaes no Brasil, o tema escolhido foi ‘Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos! Apae Brasil: 60 Anos fazendo inclusão’.
O tema é uma afirmativa que orienta a reflexão sobre a Rede Apaeana e sua trajetória em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Trata-se de uma história surgida em 11 de dezembro de 1954, fruto da iniciativa de pais e profissionais que se mobilizaram para reivindicar às pessoas com deficiência uma cidadania plena. Uma luta que vem sendo escrita nos diversos contextos político-sociais, com o reconhecimento de maior rede comunitária mobilizada em prol da defesa de direitos das pessoas com deficiência.
Essa semana é tradicionalmente comemorada há 42 anos nas 2.000 Apaes do Brasil.
A família apaeana se reúne e previamente programa atividades criativas que incluam a sociedade e a comunidade local.
A programação tem por objetivo apresentar o potencial artístico, intelectual e atlético dos alunos, além de revelar a capacidade de cada um para entrar no mundo do trabalho.
Há passeatas, apresentações musicais, danças, jogos e recitações.
Tudo isso acontece na própria Apae da cidade ou em lugares públicos, previamente planejados com as autoridades locais.