APDVP comemora resultado do 7º Fórum sobre Plantio Direto

 

A diretoria da APDVP – Associação de Plantio Direto do Vale do Paranapanema comemorou o resultado do 7º Fórum sobre Plantio Direto realizado na última sexta-feira, dia 9 de outubro, no recinto da Ficar e que reuniu 200 pessoas. Mesmo com a chuva, além da participação efetiva de produtores, profissionais e estudantes, a qualidade técnica dos palestrantes e conteúdo das palestras foi primordial para o sucesso do evento.

O diretor executivo do Grupo Boa Fé, Jonadan Ma falou sobre “Inovação: uma necessidade para reduzir custos e gerar resultados”. Dr. Denizart Bolonhezi, pesquisador cientifico do IAC/APTA, abordou “Rotação cana e soja em sistema de plantio direto”. E o pesquisador sênior do IAPAR, Dr. Ademir Calegari encerrou o evento com “Sistemas Bioativados de Produção: uma necessidade imediata na agricultura atual”. As experiências locais do Grupo Nova América, do engenheiro agrônomo, Salvatore De Angelis, e do presidente da Coopermota, Edson Fadel, enriqueceram ainda mais o fórum.

Na oportunidade, o presidente da APDVP, Benedito Helio Orlandi, o Bertola, agradeceu a presença de todos e a parceria com a Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Ricardo Pinheiro Santana, e da Secretaria de Agricultura do Estado, na pessoa do coordenador da CATI de Assis, Cristiano Geller, além da divulgação de toda a imprensa. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado deste evento e já estamos preparando mais uma edição para 2016”, adiantou.

Homenagem – A APDVP fez duas homenagens durante o evento. A primeira foi para o ex-presidente da Febrapdp, o agricultor Herbert Bartz que prestigiou o fórum ao lado da filha Marie Bartz. A segunda foi para Nonô Pereira, falecido em setembro deste ano, e a placa de homenagem foi entregue ao presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, Alfonso Sleutjes. Nonô Pereira foi três vezes presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação e, atualmente, era Diretor Honorário Fundador, ao lado de Herbert Bartz e Frank Dijkstra.

Os pioneiros do plantio direto frisaram que a única certeza que os produtores tinham quatro décadas atrás, para evitar o avanço da erosão e a perda de produtividade, era a de que algo tinha que ser mudado na agricultura tradicional: “do jeito que era, estávamos com os dias contados, porque o solo é o nosso maior patrimônio e temos de conservá-lo”. Eles pregavam a sustentabilidade do sistema produtivo brasileiro e foram também inspiradores do Dr. Fernando Penteado Cardoso na criação da Fundação Agrisus (Agricultura Sustentável).

Os participantes que não pegaram certificados no dia do evento, podem retirar nos escritórios da CATI do seu município. O Fórum contou com apoio da Fundação Agrisus, Penergetic, Coopermota, Nova América, Cocamar, Assocana, Equagril, Bella Agricola, Agro 100, Programa Rural, Revista Agrícola e Cooperativa Agrícola de Pedrinhas Paulista.

Ello Assessoria de Imprensa

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????
santa-casa