Após improvisar traje de astronauta, menino conhece Marcos Pontes
Colchão, uma máscara de solda e um lençol foram os objetos que tornaram o pequeno Luca Zane, de 4 anos, o mais novo astronauta de Bauru (SP). O interesse pela astronomia fez com que a imaginação do menino se voltasse literalmente ao espaço. E neste domingo (3), o pequeno realizou um de seus maiores desejos: conhecer o astronauta brasileiro Marcos Pontes.
Os pais do menino, Daniela e Airton Zane, o levaram para o evento “Domingo com o Astronauta”, que reuniu mais de 30 mil pessoas no Recinto Mello Moraes, em Bauru. Apesar de ter o sonho de se tornar médico quando adulto, um dos os principais passatempos de Luca são as brincadeiras e pesquisas relacionadas à astronomia.
Tanto que na noite da última quarta-feira (30), o menino e seu pai decidiram criar um traje espacial após assistirem uma das reportagens da série “Missão Centenário”, exibida pelaTV TEM. “Não foi a primeira vez que brinquei de astronauta com o Luca. Além da roupa espacial, outro dia construímos também uma espaçonave. Ela era bem equipada, tinha até direção”, lembrou Airton.
Em casa, o pequeno astronauta também realiza inúmeras pesquisas. Por ainda não saber escrever, ele busca mais informações sobre o espaço de modo verbal. “Eu pego otablet, falo o nome do que quero saber e pesquiso. Já descobri bastante coisa sobre o Apollo 13″, contou Luca.
Encontro com astronauta
Quando chegou ao local do evento, o entusiamo do pequeno fã do astronauta já era grande. “Eu estou muito animado!”, afirmou Luca. “Quando eu encontrar o Marcos Pontes, vou perguntar como está a Nasa”, disse. Porém, quando Luca e Marcos Pontes se conheceram, o assunto principal foi o traje criado por ele e pelo pai para a brincadeira astronômica. “E você não passou calor com a roupa?”, perguntou o astronauta brasileiro ao menino. – “Claro que sim, muito calor” (risos), respondeu o pequeno.
Além do encontro com o astronauta, Luca aproveitou o evento para conhecer tanques de guerra utilizados pelo Exército Brasileiro, caminhão do Corpo de Bombeiros, helicóptero águia e dirigir um simulador de voo. Ele aproveitou todas essas atrações que faziam parte do evento.
“Até pouco tempo atrás, Luca dizia que queria ser do exército. Ele se interessa muito por essa área também”, comentou Airton. “Nossa, tudo aquilo faz parte do controle do helicóptero?”, perguntou o menino espantado.
Já no simulador de voo oferecido em um dos estandes do evento, Luca demonstrou habilidade no controle do game.
Com apenas 4 anos, o destino profissional de Luca ainda é incerto. Entretanto, independente da área profissional que será escolhida pelo garoto, é evidente que a dedicação e interesse pela profissão serão pontos fortes do futuro militar, médico ou astronauta. Fonte G1