Assis avança no calendário e vacina pessoas a partir de 45 anos

Cidades do centro-oeste paulista dão continuidade à vacinação contra a Covid-19 em grupos prioritários. Em Marília, a vacinação foi antecipada em relação ao calendário do estado é para quem tem mais de 45 anos. Assis também começa a imunizar as pessoas a partir de 45 anos sem comorbidades nesta quinta-feira (17).

Para receber a primeira dose, é importante que as pessoas façam o pré-cadastro no site Vacina Já, do Governo do Estado, para agilizar o atendimento, e levem um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.

O público que vai ser imunizado com a segunda dose também precisa apresentar a carteirinha de vacinação indicando a primeira aplicação.

Vacina contra Covid-19 em Bauru: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer
Na página do Vacinômetro do Governo de São Paulo, é possível consultar quantas doses já foram aplicadas por cada município e acompanhar como está sendo a distribuição do imunizante no estado.

Também na página da campanha Vacina contra a Fome, os interessados podem ver a lista das cidades que estão participando da ação que arrecada, nos pontos de vacinação, alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade.

Assis

A cidade de Assis (SP) começou a vacinar as pessoas a partir de 45 anos sem comorbidades nesta quinta-feira (17).

Os moradores deste público devem apresentar documento pessoal com foto, CPF, comprovante de residência ou título de eleitor. E para evitar filas é necessário fazer o cadastro prévio no site Vacina Já. Confira os locais de vacinação:

Jaú

Em Jaú (SP), a vacinação para pessoas com 50 a 59 anos sem comorbidades continua nesta quinta-feira (17), das 8h às 16h, no ginásio de esportes Dr. Flávio de Mello e estádio Zezinho Magalhães (Campo do XV de Jaú), que é o novo ponto de vacinação da cidade aberto nesta quarta-feira para evitar aglomerações.

A ação segue no mesmo horário até esta sexta-feira (18) neste mesmo horário. No sábado (19) a vacinação do grupo continua das 8h às 12h também nos dois pontos de vacinação.

É preciso apresentar o CPF, comprovante de endereço e cartão SUS no momento da aplicação Também é preciso realizar um pré-cadastro no site VacinaJá do governo de SP.

A segunda dose também será aplicada conforme data de agendamento na caderneta de vacina. Além disso, segue sendo aplicada a primeira dose em todos os grupos que já foram contemplados anteriormente.

Tupã

A prefeitura de Tupã (SP) criou mais um ponto de imunizações, exclusivo para moradores da zona leste do município. A partir desta quarta-feira (16), a Unesp de Tupã também terá uma tenda de vacinação em sistema de drive-thru.

Com a inclusão desse novo local, a aplicação de vacinas começará às 13h, e tem término previsto para 17h, atendendo pessoas de 53 e 54 anos, sem comorbidades.

A rotina na Fepasa continuará normalmente para os moradores das demais regiões da cidade. Na quinta-feira (17), será a vez da faixa etária de 50 a 52 anos ser vacinada, o horário de atendimento será das 8h às 16h, nos dois pontos de vacinação.

Já na sexta-feira (18), a prefeitura de Tupã fará a antecipação de 10 dias para a primeira dose para a população de 47 a 49 anos, também das 8h às 16h.

No sábado (19), o cronograma prevê imunizar, também de forma antecipada, o público-alvo de 45 e 46 anos, que será atendido das 8h até as 14h.

Botucatu

Botucatu aplica nesta quarta-feira (16) apenas em gestantes e puérperas doses da Pfizer. A aplicação vai ser exclusivamente na unidade de saúde Cecap até às 17 horas.

Esse grupo já está aberto pra vacinação há uma semana com doses também da CoronaVac. A imunização é realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em todas as salas de vacinação do município.

Esse público, mas com comorbidades, que já está na data de receber a segunda dose também pode procurar um dos locais de vacinação.

Ourinhos

Em Ourinhos (SP), a prefeitura imuniza esta quinta-feira (17) os moradores a partir de 48 anos, advogados de até 33 anos e carteiros de 18 anos ou mais. A ação é realizada das 8h às 17h no Recinto da Fapi em sistema drive-thru.

A segunda dose das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca também estão sendo aplicadas em outros públicos, conforme data que consta na carteirinha de vacinação.

São Manuel

A vacinação da primeira dose contra Covid-19 em São Manuel é para as pessoas com 50 anos ou mais nesta quarta-feira (16) com a distribuição de 300 senhas, sendo 150 para o Poliesportivo e 150 para a Estação Ferroviária, das 9 às 15h.

Já na quinta-feira (17) e na sexta-feira (18) vacinação acontece somente no Poliesportivo, com a distribuição de 200 senhas, das 8h às 12h.

Também prossegue nos dois postos a vacinação da segunda dose e da primeira para os demais grupos de pessoas já iniciados, tais como:

Gestantes e Puérperas sem comorbidades

Pessoas com Deficiência Física intelectual ou sensorial (conforme Plano Nacional de Imunização)
Professores e funcionários das redes municipal, estadual e privada, com 18 anos ou mais de idade.
Documentos necessários

Os funcionários e professores da Educação que irão receber a primeira dose devem levar um documento que comprovem estar trabalhando na escola (holerite atualizado) a idade (CPF e RG) e devem realizar o cadastro no Vacina Já.

As pessoas que se encontram acamadas ou com alguma dificuldade de locomoção, deverão entrar em contato com o posto de saúde mais próximo de sua residência, para deixar o nome em uma lista, para que a equipe da Vigilância Epidemiológica possa continuar aplicando a vacina em seus domicílios.

Para tomar a segunda dose basta apenas apresentar o comprovante da primeira dose e ainda o RG e o CPF.

Borborema

A prefeitura de Borborema (SP) é vacinado nesta quarta-feira (16) o público a partir de 55 anos no Posto de Vacinação contra a Covid-19 inaugurado no Ginásio de Esportes Jorjão, na Rua Adão Aparecido Dimori, Vila Hermes. As ações de vacinação acontecem na cidade das 8h às 13h.

Marília

A prefeitura de Marília (SP) começou a vacinar pessoas com 45 anos ou mais sem comorbidades. A cidade também fará uma ação para os profissionais da educação com o imunizante da Pfizer.

Na Unimar, a vacinação do grupo 45+ será das 17h às 20h, até sexta-feira, com 1,2 mil doses por dia; no sábado (19), das 8h às 19h, serão aplicadas 4 mil doses. O agendamento é obrigatório e deve ser feito no link da prefeitura a partir das 9h do dia escolhido para tomar a dose. Para quem escolher o sábado, o agendamento será aberto às 13h da sexta-feira (18).

Já na Faip, a vacinação de quem tem mais de 45 anos será apenas no sábado (19), das 8h às 19h, com a oferta de 2 mil doses. O agendamento também é obrigatório no site da prefeitura e será aberto às 14h da sexta-feira (18).

Já a imunização dos profissionais da educação será feita nesta quarta-feira (16), das 16h às 20h, com 750 doses por dia da vacina Pfizer/Biontech. Esta ação acontece apenas na Faip, na zona norte da cidade.

A imunização acontecerá para todos os trabalhadores da educação, desde creche, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para ser vacinado, haverá a necessidade de um agendamento de horário prévio através de link no site da prefeitura que estará liberado às 10h do dia escolhido pelo profissional da educação.

Marília também vacina as pessoas com 18 anos e mais com comorbidades que ainda não se vacinaram contra a Covid-18. A aplicação será nas unidades de saúde assintomáticas e mistas, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

As unidades mistas e assintomáticas da cidade são: UBS Santa Antonieta, UBS Alto Cafezal, UBS Bandeirantes, UBS Chico Mendes, UBS Costa e Silva, UBS Planalto, UBS São Judas, USF 1º de Maio, USF Altaneira, USF Amadeu Amaral, USF América IV, USF Aniz Brada, USF Avencas, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF CDHU, USF Figueirinha, USF Flamingo, USF Jânio Quadros, USF Julieta, USF Lácio, USF Marajó, USF Padre Nóbrega I, USF Padre Nóbrega II, USF Parque dos Ipês, USF Parque das Nações, USF Rosália, USF Santa Augusta, USF Santa Paula, USF Santa Antonieta III, USF Vila Barros, USF Vila Hípica, USF Vila Nova, USF Vila Real e USF Vida Nova Maracá.

Para receber o imunizante, as pessoas sem comorbidades devem apresentar documento pessoal com foto e as pessoas com 18 anos e mais com comorbidades devem levar um comprovante da doença que pode ser exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica, desde que conste o CRM do (a) médico (a), atualizado a partir de maio deste ano.

Bariri

Na quarta-feira (16) será imunizado o público de 52 e 53 anos em Bariri. Em seguida, na quinta-feira (17), as pessoas de 50 e 51 anos começam a receber a vacina e na sexta-feira (18) os moradores de 48 e 49 anos também serão imunizados contra a Covid-19.

As vacinas vão ser aplicadas no Espaço da Melhor Idade, das 7h às 17h. É preciso apresentar CPF, RG e cartão do SUS para receber o imunizante e no caso dos trabalhadores do SUAS e conselheiros tutelares, um documento que comprove o vínculo de trabalho também é exigido.

Segundo a prefeitura, os grupos prioritários de ações anteriores seguem sendo vacinados normalmente no município. A aplicação da segunda dose do imunizante também está sendo feita conforme data da carteirinha de vacinação.

A administração municipal informa ainda que continua recebendo a doação de alimentos não perecíveis nos posto de vacinação para doar às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ibirarema

Em Ibirarema, é aplicada nesta quarta-feira, a primeira dose para pessoas a partir de 48 anos. Assim como Marília, a cidade também está adiantada em relação ao calendário do estado de SP.

A vacinação pela manhã segue até às 10h30 e durante a tarde, das 13 às 15 horas. No Posto de Saúde da Família 1, que fica na área central da cidade.

Palmital

Em Palmital, a vacinação é para pessoas a partir de 52 anos. A imunização segue até às 16 horas desta quarta-feira no Centro de Saúde.

Florínea

Em Florínea (SP), as ações de imunização são destinadas às pessoas com 55 anos ou mais sem comorbidades a partir das 9h às 16h no Posto de Saúde da cidade, que fica na Avenida Adão Leme Batista. Fonte G1