Assis e cidades da região recebem alerta para tempestades
Assis e região estão entre as cidades para as quais o Instituto Nacional de Metereologia (INMET) emitiu alerta de tempestade nesta sexta-feira, 24. O alerta laranja fica entre o amarelo, menos grave, e o vermelho, de risco mais intenso.
De acordo com o aviso publicado no período da manhã, a chuva poderá cair entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, com ventos intensos entre 60 e 100 quilômetros por hora.
O Instituto também inclui alerta para queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Em caso de rajadas de vento, as orientações são para que as pessoas não se abriguem debaixo das árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, também é importante desligar os aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Para informações sobre os riscos, o telefone da Defesa Civil é o 199, enquanto o número para chamados do Corpo de Bombeiros é o 193.
O alerta é válido até às 11h10 deste sábado, 25, e inclui cidades da região como Cruzália, Cândido Mota, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Lutécia e Maracaí.
Por volta das 14h30 desta sexta-feira, um leitor do AssisCity registrou a chuva passando por Tarumã. Ele fez algumas fotos e encaminhou pelo WhatsApp.
Previsão
Segundo o Boletim do IPMet, uma frente fria atinge o Estado de São Paulo neste sábado, 25, deixando o tempo instável e com previsão de chuvas, algumas acompanhadas por trovoadas, em grande parte do estado. No decorrer da noite a nebulosidade começa a diminuir a partir do sul e oeste paulista, devido a entrada do sistema de alta pressão pós-frontal. As temperaturas estarão em declínio e, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), as temperaturas devem variar entre mínima de 14°C e máxima de 24°C.
Já no domingo, a frente fria desloca-se para o Estado do Rio de Janeiro. No Estado de São Paulo, a atuação do sistema de alta pressão, com massa de ar frio e seco associada, deixa o tempo estável, com céu claro a poucas nuvens na maior parte do estado. Apenas a faixa leste e o nordeste paulista, continuam com muitas nuvens e sujeitos a chuvas isoladas no decorrer do período. As temperaturas caem e a mínima deve ser de 10°C, enquanto a máxima pode chegar aos 22°C. Fonte: Marília Urgente