Assis guarda a história do oeste paulista e lugares incríveis para visitar
Considerada a “cidade fraternal” do interior, Assis pode ser chamada assim porque preserva grande parte da história do povo do oeste paulista. E não só isso, a cidade também ganhou o mérito de “capital do Paranapanema” por ser um polo regional de desenvolvimento, contando com universidades, um importante eixo ferroviário e uma das maiores oficinas de trens do Brasil.
O município atua como sede da “Região de Governo do Estado e do Consórcio Intermunicipal Vale do Paranapanema” (CIVAP), que engloba outros 20 municípios. Tem também um potencial turístico na região do médio Paranapanema, por isso essa foi a escolha do Marcão em sua série de viagens pelo programa “Turismo da Gente” da CART, que sempre proporciona ótimas experiências e segurança nas estradas aos seus motoristas.
Marcos Paiva aproveitou o passeio de caiaque no Ecolago
— Foto: CART/Divulgação
O apresentador conheceu o Ecolago que é aberto para a prática de esportes náuticos. Espaço de conservação e proteção ao meio ambiente, o local era conhecido como Horto Florestal. Lá, os visitantes também podem pescar, tomar banhos no lago, passear pelo parquinho, andar de pedalinho, jogar no campo de futebol e aproveitar os lindos quiosques que podem ser alugados para alimentação e lazer. Confira no vídeo.
Cultura e lazer
O museu histórico “Casa de Taipa José de Freitas Garcez” guarda a lembrança dos antigos moradores da cidade. É uma antiga edificação construída por volta de 1915, com estrutura de madeira, paredes de pau a pique e revestimento de argamassa, onde o público pode conferir as peças e materiais que mostram os costumes da época. O espaço também é aberto para eventos beneficentes e possui parceria com escolas públicas e privadas para cursos de artes e música.
Quem quiser saber ainda mais sobre a história do município também pode ir ao Museu de Arte Primitiva de Assis (MAPA) “José Nazareno Mimessi”. Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, ele é o 3º maior museu de arte primitiva do Brasil e reúne cerca de 1.500 obras artísticas, como pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e cerâmicas.
O Museu de Arte Primitiva de Assis tem cerca
de 1.500 obras artísticas em exposição
— Foto: CART/Divulgação
Já quem gosta de passeios em meio à natureza, pode aproveitar o Parque Buracão, chamado de “João Domingos Coelho”. Aberto ao público, o local reúne parte da flora e fauna da região, onde se pode fazer atividades físicas, jogos em quadra e recreações no playground com as crianças.
O Parque Buracão é uma excelente opção para passeios
em meio à natureza — Foto: CART/Divulgação
Localizado no antigo Centro Social Urbano, o Ecoparque é um espaço público aberto a toda comunidade aos finais de semana para uso da piscina e quiosques, mediante pagamento de taxa. Lá, também tem parque infantil, quadras poliesportivas, ampla área verde e restaurante que oferece refeições durante o funcionamento.
O Ecoparque conta com piscina e ampla área verde
para recreação aos fins de semana
— Foto: Divulgação/Prefeitura de Assis
E para quem vai a Assis, não pode deixar de passar pela rotatória que fica na parte alta da Avenida Rui Barbosa e tirar uma foto em frente ao monumento de São Francisco de Assis, conhecido como “Chico ou Homem de Lata”.
Monumento de São Francisco de Assis chama
a atenção na rotatória da Avenida Rui Barbosa
— Foto: CART/Divulgação
Para conhecer esses e outros pontos turísticos que esse agradável município reserva, basta acessar a rodovia Raposo Tavares (SP-270), administrada pela CART. A concessionária presta excelente assessoria aos motoristas que viajam pelas estradas do interior paulista. Eles podem contar com suporte em suas bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e receber atendimento especial em qualquer necessidade, como socorro médico e mecânico.