Assis oferece tratamento antitabagismo

 

O vereador Sargento Valmir (PSC) solicitou em 2013 informações junto ao Poder Executivo, sobre a situação do município em relação aos usuários que procuram a rede municipal de saúde em busca de tratamento de problemas consequentes ou, então, para largar o fumo, e o posicionamento adotado em relação ao Programa Nacional do Controle do Tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS)? E de acordo com a resposta obtida, naquele ano, a Secretaria Municipal de Saúde havia aderido ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) e o Município já havia preenchido o formulário de adesão ao Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT).

Em 2014, o vereador apresentou novo requerimento, solicitando informações sobre os usuários que procuram a rede municipal de saúde em busca de tratamento de problemas consequentes ou, então, para largar o fumo e sobre o programa existente Contra o Tabagismo? E a resposta enviada pelo prefeito em março de 2014, foi de que a Secretaria Municipal de Saúde enviou funcionários (Enfermeiras e Dentistas) para treinamento de capacitação de acordo com o programa de Tabagismo organizado pela DRS IX – Marília.

E com muita satisfação, o vereador Valmir agradece o prefeito Ricardo, e a Secretaria Denise, e torna público que o Programa Anti Tabagismo esta funcionando desde agosto de 2014 em nossa cidade, e já esta em sua terceira turma. As turmas são formadas por vinte (20) pacientes, que no primeiro mês recebem acompanhamento semanalmente, e nos dois meses seguintes o acompanhamento é quinzenal.

A equipe em nossa cidade é formada pelo Médico José Eduardo Rabelo, o Farmacêutico Marcos Antonio Mazzega, a Dentista Maria Esther Bertholdo, a Enfermeira Ludmila Rodrigues e o Nutricionista Helton. A Equipe faz as orientações e entrega os medicamentos fornecidos pelo Estado (adesivos de nicotina e antidepressivos que reduzem a ansiedade).

Conforme dados na imprensa, a primeira turma de 20 pessoas, 13 conseguiram largar o vício, e na segunda turma também com 20 membros, 17 tiveram sucesso em abandonar o tabagismo, e nesta terceira turma 16 já conseguiram.

O controle do tabagismo é uma importante medida de prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT). O tabagismo – assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo do álcool – está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer.

Existe uma lista de espera para as próximas turmas, de aproximadamente 120 pessoas, no que fica a sugestão de, se possível, dentro do cronograma da Secretaria da Saúde, aumentar a equipe, capacitando novos funcionários, para dar conta da demanda, pois o resultado tem superado as expectativas e quem ganha com isso é a sociedade, a família assisense, a secretaria da saúde minimizando gastos com tratamento de doenças advindas do efeito do tabagismo, além do meio ambiente.

O vereador Valmir Dionizio orienta que os interessados em largar o tabagismo e melhorar sua qualidade de vida, devem comparecer no Centro de Especialidades, que fica na rua Marechal Deodoro, 456, de segunda a sexta feira, procurando a enfermeira Ludmila Rodrigues, coordenadora do projeto em Assis.