Assis participa da campanha “Agosto Lilás”, destinada à conscientização e combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria de Assistência Social, adere à campanha nacional “Agosto Lilás”, destinada à conscientização e combate à violência contra a mulher. A iniciativa ganhou destaque em todo o país após a instituição da Lei 14.448/22, que determinou o mês de agosto como período de proteção às mulheres.

O principal objetivo da campanha é promover debates e eventos que abordem políticas públicas de atenção integral às mulheres em situação de violência, além de esclarecer a sociedade sobre o tema.

A escolha do mês de agosto como período de conscientização tem uma relação simbólica com a data de sanção da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), um marco na luta contra a violência doméstica e familiar. Essa legislação define diversos tipos de violência contra a mulher, como física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, e estabelece formas de prevenir, enfrentar e punir os agressores.

O prefeito de Assis, José Fernandes, destacou a importância do engajamento da comunidade para enfrentar esse grave problema social. “Precisamos unir esforços para combater a violência contra a mulher em todas as suas formas. O Agosto Lilás é uma oportunidade para refletirmos sobre nossas ações e fortalecermos o apoio às vítimas”, afirmou o prefeito.

A secretária Municipal da Assistência Social, Vanessa Eugênio, explica que o município de Assis, conta com uma estrutura pronta para acolher as vítimas de violência, seja por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ou através da Casa de Acolhimento à Mulher, mantida pela Prefeitura Municipal. “Queremos encorajar todas as mulheres que passam por situações de violência a denunciar e buscar ajuda. Nós estamos aqui para apoiá-las”, reforçou Vanessa Eugênio.

Não se cale, denuncie! Ligue para o número 180 ou para (18) 3321-6465 e contribua para o fim da violência contra a mulher. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/SMAS